Notícia
Resultados da Galp neutrais a negativos para a acção
Os analistas consideram que os resultados do terceiro trimestre da Galp Energia têm um impacto neutral a negativo na sua avaliação da empresa, sendo a exploração a única história na petrolífera que está a agradar ao mercado. Já a área de distribuição está
Os analistas consideram que os resultados do terceiro trimestre da Galp Energia têm um impacto neutral a negativo na sua avaliação da empresa, sendo a exploração a única história na petrolífera que está a agradar ao mercado. Já a área de distribuição está a desapontar alguns analistas.
Os resultados da Galp não agradaram ao mercado, apesar de não serem total surpresa. A petrolífera nacional apresentou um lucro ajustado de 377 milhões de euros, o que, para o analista do BPI, ficou bem abaixo das suas estimativas de 403 milhões de euros, pelo que os considera com impacto "neutral a negativo".
O autor da análise, Enrique Soldevila Manrique, afirmou que "à excepção da área de exploração e produção, ficámos ligeiramente desapontados com os resultados operativos, com a diminuição das margens operativas internacionais e as da Galp e menores margens de receitas no gás. Isto poderá levar a uma correcção de curto-prazo, apesar de os factores negativos do terceiro trimestre não serem uma preocupação".
Já o Espírito Santo Research considera que o impacto dos resultados trimestrais no valor da Galp Energia em bolsa é neutral. Os resultados operacionais da petrolífera ficaram ligeiramente acima das estimativas dos analistas do BES.
"Os números do terceiro trimestre da Galp estão em linha com as nossas expectativas e não deverão ter grande impacto na evolução da cotação. Esperamos que o título seja influenciado maioritariamente pelas notícias da sua actividade de exploração e produção de petróleo em Angola e no Brasil", consideram os analistas do BES, Pedro Morais e Fernando Garcia.
Esta visão leva-os a considerarem uma revisão em alta do preço-alvo da Galp Energia se, em 2008, anunciarem novas descobertas de poços de petróleo. Actualmente, tem um preço-alvo de 15 euros para este título e uma recomendação de "Neutral".
Os analistas do BPI têm um preço-alvo de 7,60 euros e uma recomendação de "Manter".
As acções da Galp Energia [galp pl] seguem a cair 1,95% para os 14,07 euros.