Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

REN antecipa investimento e prepara nova emissão de dívida de 500 milhões

A REN vai antecipar a realização do plano de investimentos de 1,4 mil milhões de euros na área da electricidade, previsto até 2014, para o ano de 2011. Para financiar este reforço de investimento, a empresa vai emitir mais dívida.

17 de Dezembro de 2008 às 13:14
  • 2
  • ...
A REN vai antecipar a realização do plano de investimentos de 1,4 mil milhões de euros na área da electricidade, previsto até 2014, para o ano de 2011. Para financiar este reforço de investimento, a empresa vai emitir mais dívida.

Esta decisão da empresa presidida por José Penedos pretende dar resposta ao pedido do Governo para relançar a economia portuguesa face à crise económica mundial e vai ser possível devido ao prémio sobre o custo de capital sobre que o regulador ERSE atribuiu esta semana aos novos investimentos da REN a partir de Janeiro (9,05%).

A empresa gestora de redes energéticas nacionais anunciou no ano passado um investimento anual na ordem dos 250 milhões de euros, que agora vai ser reforçado, anunciou esta manhã o presidente executivo da REN, José Penedos.

"O investimento que temos previsto está segmentado em parcelas anuais de 250 milhões de euros, admitimos um reforço desse investimento para demonstrar que a REN não é alheia à solicitação de contribuição para contrariar os efeitos da crise", afirmou o CEO da empresa em conferência de imprensa.

O gestor escusou-se, para já, a avançar com o valor do investimento que será realizado no próximo ano, assim como os projectos concretos em que o dinheiro será aplicado.

“O grande esforço da REN vai ser feito em preparar a rede eléctrica nacional para receber a nova produção de energia renovável”, precisou o gestor, dizendo que “também estamos disponíveis para reagir com novos projectos a uma eventual antecipação da concretização do plano nacional de barragens”.

O prémio aos novos investimentos da REN vai ter um impacto “desprezível” na factura de electricidade dos consumidores já que as redes de transporte pesam apenas entre 4 e 5% na estrutura tarifária.

Emite mais dívida

Para financiar este reforço de investimento, Penedos diz que a empresa está a preparar uma nova emissão internacional de dívida através de 'eurobonds' de cerca de 500 milhões de euros, valor equivalente à operação que a REN realizou recentemente.

Além de uma nova emissão, a REN está a negociar para 2009 uma nova linha de crédito com o Banco Europeu de Investimento (BEI), na ordem dos 100 milhões de euros, que soma aos 250 milhões de euros contratados este ano.

"A REN está confortável porque tem um horizonte de estabilidade do “cashflow que os mercados reconhecem e o prémio do novo capex reforça as condições em que a REN vai aceder ao financiamento", salientou.

Penedos estima fechar o ano com uma dívida próxima dos 1,7 milhões de euros e uma EBITDA (“cash-flow” operacional) entre os 450 e 500 milhões de euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio