Notícia
Clientes fixos ajudam receitas de serviços da Vodafone Portugal
A Vodafone Portugal registou receitas de serviço de 222,7 milhões de euros entre Outubro e Dezembro de 2015, o seu terceiro trimestre do ano fiscal. Um crescimento 0,6% em relação à queda de 0,2% no mesmo período do ano anterior.
O crescimento do número de clientes fixos da Vodafone Portugal para 473 mil (dos quais 416 mil são de banda larga fixa) ajudou as receitas de serviços da operadora de telecomunicações a passarem para 222,7 milhões de euros face aos 221,4 milhões no período homólogo.
A empresa refere que "este resultado foi impulsionado pelo forte e continuado crescimento nas receitas de serviço do fixo". Uma melhoria de 40,8% quando comparado com os 37,3% do ano anterior. Já em relação ao trimestre anterior, que vai de Julho a Setembro, que contabilizou 231,5 milhões de euros, houve uma descida nas receitas de serviços.
No segmento móvel, a operadora liderada por Mário Vaz xontiua a registar quedas, uma tendência sentida há vários trimestres. A Vodafone fechou terceiro trimestre com um total de 4,9 milhões de clientes móveis, o que traduz uma redução de 5,8% face ao período homólogo.
O ARPU (receita média por cliente) situou-se nos 12 euros, uma redução face aos 12,4 euros alcançados no trimestre anterior.
2,27 milhões de casas cabladas
Relativamente ao "roll out" da rede de fibra, a Vodafone diz que "tem conseguido sempre antecipar os prazos estabelecidos, chegando ao final do terceiro trimestre com 2,27 milhões de casas e empresas passadas [com acesso à sua rede] com a sua rede de última geração".
Já no âmbito do projecto Spring, e no que diz respeito ao 4G, a Vodafone atingiu uma cobertura de 94% da população portuguesa, aumentando a utilização de dados em 89,5% na comparação homóloga e fazendo crescer o número de clientes em 220% para os 662 mil.
A Vodafone Portugal já tinha anunciado a expansão da rede de fibra de última geração a mais 550 mil casas e empresas, até ao final de 2016, fazendo crescer o alcance da sua rede para mais de 2,75 milhões, num investimento total de 125 milhões de euros.
No que diz respeito ao segmento empresarial, a Vodafone passou a assegurar as comunicações da SIBS, ligando mais de 7.000 caixas multibanco em todo o país.
Durante o último trimestre a Vodafone Portugal fechou ainda uma parceria para que os clientes Vodafone TV possam assistir aos conteúdos disponibilizados pelo Netflix, através da integração do serviço Netflix com a Tv da Vodafone.
(Notícia actualizada às 13:30 com mais informação)