Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT pode perder 154 milhões de euros na venda da CRT

A Portugal Telecom (PT) poderá realizar uma menos valia de 154 milhões de euros (30,8 milhões de contos) caso opte pela venda da participação na Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT).

25 de Janeiro de 2000 às 12:06
  • ...
A Portugal Telecom (PT) poderá realizar uma menos valia de 154 milhões de euros (30,8 milhões de contos) caso opte pela venda da participação na Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT). A operadora brasileira deverá lançar o prospecto de venda até quarta-feira e o leilão deverá ocorrer no início da próxima semana. O mercado espera um preço mínimo da venda da operadora brasileira de 1,122 mil milhões de euros (224 milhões de contos).

Perante este cenário, a Portugal Telecom (PT) que detém uma participação de 16,91% no capital da CRT, poderá realizar uma menos valia de 154 milhões de euros (30,8 milhões de contos), visto que, que comprou esta participação por 344 milhões de euros (68,9 milhões de contos). Recorde-se que pelas regras do sector das telecomunicações brasileiro, a Telefónica, como detém mais de 20% do capital da CRT, só poderá manter o controle desta até ao dia 4 de Fevereiro, ou seja, 18 meses depois da assinatura do contrato da Telesp Participações. A operadora espanhola, que já controla a companhia telefónica de São Paulo, também é maioritária na Tele Brasil Sul, que detém 85,16% das acções da CRT. Se o negócio não se realizar até 4 de Fevereiro, a Anatel já avisou que intervirá na empresa.

Segundo uma fonte da PT contactada pelo Canal de Negócios, «a PT encontra-se ainda em negociações e ao contrário da Telefónica não é obrigada a vender». Ainda assim o mesmo responsável acrescentou que existe outra alternativa que passa «por fazer uma permuta com a Telefónica, isto é, vender à Telefónica a participação na Telesp rede fixa e depois passar a participação da CRT para uma «holding» controlada pela Tele Centro Sul». A Telecom Itália, que controla a Tele Centro Sul, está a preparar o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a CRT.

As acções da PT, às 12h, encontrava-se a perder 1,87%, para cotar nos 12,1 euros (2.426 escudos).

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio