Notícia
PT não desmente eventual OPA sobre Novabase
A Portugal Telecom anunciou hoje que ainda não tomou qualquer decisão em relação ao lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição sobre a Novabase, mas não desmente essa possibilidade. A empresa liderada por Rogério Carapuça, por seu lado, afirmou que não
A Portugal Telecom anunciou hoje que ainda não tomou qualquer decisão em relação ao lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição sobre a Novabase, mas não desmente essa possibilidade. A empresa liderada por Rogério Carapuça, por seu lado, afirmou que não foi notificada de qualquer intenção de compra.
O esclarecimento das empresas surgem depois de ambas terem sido suspensas em bolsa na sequência de uma notícia do «Expresso» que afirmava que a PT iria lançar uma OPA sobre a empresa de tecnológica.
De acordo com o jornal, o acordo está praticamente acertado entre a cúpula das duas empresas, faltando apenas definir as funções dos fundadores e o núcleo duro accionista da Novabase.
«Na sequência das notícias recentemente publicadas na comunicação social (semanário ‘Expresso’ do passado dia 30 de Julho de 2005), a Portugal Telecom esclarece não ter tomado qualquer decisão relativa ao lançamento de uma oferta pública de aquisição sobre as acções representativas do capital social da Novabase, SGPS, S.A, nem tendo tal facto sido discutido no seu conselho de administração», refere o documento.
No entanto, a empresa não desmente o interesse eventual numa operação desse tipo, afirmando, no comunicado, que «analisa com frequência possibilidades de desenvolvimento e expansão da sua actividade, nas várias áreas de negócio da empresa, desde que estas maximizem valor para os seus accionistas».
A Novabase, por seu lado, afirmou em comunicado que não foi notificada «de qualquer intenção de lançamento de oferta pública de aquisição sobre as acções representativas
do seu capital social».
Mas assumiu que «mantém com carácter regular negociações tendentes à concretização e implementação da estratégia atrás referida, nas quais o Grupo Portugal Telecom, pela sua dimensão e natureza constitui um interlocutor privilegiado», refere o documento.
Acrescenta ainda que «no desenvolvimento da sua actividade, e como parte da sua estratégia empresarial, a Novabase considera fundamental o estabelecimento de relações
privilegiadas e de parcerias estratégicas com entidades distintas em função das
várias áreas de negócio da empresa, com vista a criar valor accionista».
As acções da Novabase e da Portugal Telecom foram suspensas de negociação às 8h30. No arranque da sessão, às 8h, os títulos da Novabase chegaram a disparar 3,05% para os 6,08 euros.