Notícia
PT lança oferta comercial de IPTV em Junho (act)
A Portugal Telecom espera lançar a oferta comercial de televisão através da Internet, conhecida como o IPTV, "no final do primeiro semestre de 2007", referiu Rodrigo Costa, presidente executivo da PT Comunicações, hoje em Aveiro.
A Portugal Telecom espera lançar a oferta comercial de televisão através da Internet, conhecida como o IPTV, "no final do primeiro semestre de 2007", referiu Rodrigo Costa, presidente executivo da PT Comunicações, hoje em Aveiro.
Em Outubro esta solução desenvolvida pela PT Inovação terá o primeiro teste "sério", com o lançamento de IPTV em Cabo Verde.
A PT Inovação anunciou que o desenvolvimento de uma largura de banda de 100 MB no fixo, permitirá o lançamento da IPTV. Esta tecnologia, referiu Paulo Nordeste, presidente executivo da PT Inovação, irá ser comercializada para outras empresas, nomeadamente no Brasil.
Esta nova tecnologia, que a PT diz ser pioneira a nível mundial, é denominada de VDSL2 e está já em curso nos laboratórios da PT Inovação, em Aveiro.
A PT diz que a nova tecnologia permitirá dotar as casas do cidadão comum com até 100Mb (cerca de 5 vezes mais velocidade do que a melhor oferta ADSL comercial actual), daí possibilitar a transmissão de televisão (IPTV).
"Até ao final do corrente ano, todo o sistema estará estabilizado do ponto de vista da tecnologia, prevendo-se que as primeiras unidades comerciais possam ser lançadas para o mercado no decurso dos primeiros meses de 2007", refere um comunicado da operadora.
A oferta de TV da PT Comunicações ainda não tem preço nem oferta de canais definidos, devendo arrancar com pelo menos 20 canais.
A operadora adianta que estas novas unidades permitirão alargar o conceito de Triple Play (dados, voz e vídeo) sobre a linha telefónica, para o conceito de Multi Play, em que será possível dar acesso simultâneo a vários canais de TV, vários "filmes a pedido (video-on-demand)" e um número ilimitado de outras aplicações (tele-trabalho, vídeo-chamadas, vídeo-vigilância, controlo domótico, jogos em rede, entre outros) sobre a linha telefónica actual.
"Uma das vantagens deste novo sistema", diz a PT, consiste na sua completa compatibilidade com os sistemas instalados nas redes de telecomunicações, permitindo configurações simples ou mistas com VDSL2, ADSL, ADSL2 e ADSL2 Plus, entre outros, utilizados na oferta de banda larga sobre o par de cobre telefónico.