Notícia
PT deve vender títulos do UOL na OPV
A operação de dispersão de capital em bolsa do portal UOL, o maior da América Latina, deverá envolver 150 a 200 milhões de dólares em venda de acções, sendo uma parte através de aumento de capital e outra parte, de venda secundária, das acções já existent
A operação de dispersão de capital em bolsa do portal UOL, o maior da América Latina, deverá envolver 150 a 200 milhões de dólares em venda de acções, sendo uma parte através de aumento de capital e outra parte, de venda secundária, das acções já existentes nas mãos dos actuais accionistas, entre eles, a Portugal Telecom e família Frias.
De acordo com o jornal «Valor Económico», a «holding» recuou no processo de reestruturação anunciado, em Janeiro deste ano, quando agrupou numa única empresa Folha-UOL, os activos do grupo multimédia brasileiro.
Nessa reestruturação, a PT ficou com 21,09% do capital da «holding», que além dos jornais «Folha de São Paulo», e «Agora São Paulo, e metade do «Valor Económico», detinha o portal UOL, o site «Folha Online», o instituto de pesquisas DataFolha, a agência Folha e o PubliFolha.
Assim, essa «holding» teria sido cindida e somente o portal UOL irá para a Bolsa de São Paulo.
O pedido de entrada em bolsa já foi encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A PT tem no portal 45% do capital e a família Frias os restantes 55%, dos quais 38% são em acções ordinárias e 52% em preferenciais sem direito a voto.
O jornal brasileiro informa que a operação de IPO está a ser organizada pelos bancos Pactual e Merrill Lynch.
A operação de IPO deverá envolver 150 a 200 milhões de dólares em venda de acções, não sendo conhecido, o montante que a accionista portuguesa vai vender no IPO. A dispersão deverá ocorrer na primeira quinzena de Dezembro.
O UOL tem 1,4 milhões de assinantes e, em 2004, registou 50 mil milhões de páginas vistas.