Notícia
Produção automóvel cai 7% até Julho
A produção de carros em Portugal caiu 7% nos primeiros sete meses do ano. Depois de ter dado sinais de resistência durante os primeiros meses do anos, os últimos números já deram sintomas de quebra, em consonância com a diminuição de vendas de carros no mercado europeu, para o qual as cinco fábricas nacionais exportam 77% da sua produção.
09 de Agosto de 2012 às 17:28
Do total de veículos produzidos no período de Janeiro a Julho deste ano, 111.746, destinaram-se à exportação 109.592 veículos, ou seja, 98,1% da produção nacional, o que representa uma variação homóloga de menos 7,2% no número de veículos exportados. No que respeita a exportação de veículos automóveis por países de destino, temos a Alemanha a absorver 22,5% dos veículos exportados, seguida da França com 15,9% e do Reino Unido com 5,2%.
Relativamente à variação homóloga da produção total acumulada nos primeiros sete meses do ano 2012, registou-se uma quebra de 7% a qual foi determinada pela diminuição da produção de veículos ligeiros de passageiros (-13,1%), visto que a produção acumulada de veículos comerciais ligeiros e de veículos pesados cresceu 10,3 % e 20,1%, respectivamente. Neste período, foi produzido um total de veículos automóveis.
Os números revelam de facto uma quebra face aos alcançados em 2011, mas comparando os anos que se seguiram à crise do "subprime", 2009 e 2010, verificamos que face ao período homólogo de 2009, se fabricaram mais 37 mil carros este ano. Já no comparativo com igual período de 2010, verificamos que se produziram mais 22 mil carros até Julho deste ano.
Autoeuropa trava, VN Automóveis acelera
Nas fábricas nacionais identificam-se realidades muito diferentes. A Autoeuropa está com um acumulado até ao fim de Julho de menos 7%, 76.658 viaturas. Ou seja, ao fim de sete meses, a fábrica de Palmela alcançou sensivelmente metade da produção do ano passado (133 mil carros).
O mês de Julho foi especialmente penalizador, uma vez que a diminuição homóloga foi de 28,9%. A unidade da Volkswagen já tem 23 dias de paragem marcados, e a quebra dos mercados europeus, não estão a ser totalmente compensados pela espectacular subida de vendas na China.
A PSA de Mangualde também está a cair, mas em linha com que já tinha sido anunciado pelos seus responsáveis depois da reestruturação da fábrica no início do ano que culminou com a dispensa de cerca de 300 trabalhadores e a extinção do terceiro turno da fábrica. A unidade da Citröen e da Peugeut cai 8,2% nos primeiros sete meses do ano, mas em Julho até cresceu 12,7% face ao mesmo mês do ano passado.
Em contraciclo, a fábrica da VN Automóveis (Isuzu) está a apresentar um crescimentoespectacular. Apesar de só ter 1% de quota de mercado, a unidade de Vendas Novas cresceu até Julho 85,9% (1.171 carros) e no mês passado aumentou a produção em 342,9% (186).
Relativamente à variação homóloga da produção total acumulada nos primeiros sete meses do ano 2012, registou-se uma quebra de 7% a qual foi determinada pela diminuição da produção de veículos ligeiros de passageiros (-13,1%), visto que a produção acumulada de veículos comerciais ligeiros e de veículos pesados cresceu 10,3 % e 20,1%, respectivamente. Neste período, foi produzido um total de veículos automóveis.
Os números revelam de facto uma quebra face aos alcançados em 2011, mas comparando os anos que se seguiram à crise do "subprime", 2009 e 2010, verificamos que face ao período homólogo de 2009, se fabricaram mais 37 mil carros este ano. Já no comparativo com igual período de 2010, verificamos que se produziram mais 22 mil carros até Julho deste ano.
Autoeuropa trava, VN Automóveis acelera
Nas fábricas nacionais identificam-se realidades muito diferentes. A Autoeuropa está com um acumulado até ao fim de Julho de menos 7%, 76.658 viaturas. Ou seja, ao fim de sete meses, a fábrica de Palmela alcançou sensivelmente metade da produção do ano passado (133 mil carros).
O mês de Julho foi especialmente penalizador, uma vez que a diminuição homóloga foi de 28,9%. A unidade da Volkswagen já tem 23 dias de paragem marcados, e a quebra dos mercados europeus, não estão a ser totalmente compensados pela espectacular subida de vendas na China.
A PSA de Mangualde também está a cair, mas em linha com que já tinha sido anunciado pelos seus responsáveis depois da reestruturação da fábrica no início do ano que culminou com a dispensa de cerca de 300 trabalhadores e a extinção do terceiro turno da fábrica. A unidade da Citröen e da Peugeut cai 8,2% nos primeiros sete meses do ano, mas em Julho até cresceu 12,7% face ao mesmo mês do ano passado.
Em contraciclo, a fábrica da VN Automóveis (Isuzu) está a apresentar um crescimentoespectacular. Apesar de só ter 1% de quota de mercado, a unidade de Vendas Novas cresceu até Julho 85,9% (1.171 carros) e no mês passado aumentou a produção em 342,9% (186).