Notícia
Produção da indústria portuguesa cresce 1% em fevereiro
O índice de produção industrial aumentou face ao período homólogo, invertendo a tendência negativa do mês anterior, que se fixou em -1,3%. Setor da energia foi o que mais contribuiu e, sem este, a variação teria sido de -0,7%.
A produção industrial em Portugal acelerou 1% em fevereiro em comparação com o período homólogo, superando a quebra de -1,3% registada em janeiro deste ano, subindo assim 2,3 pontos percentuais (p.p.), de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo a publicação, se excluído o agrupamento energia, que registou um crescimento de 9,3% face ao mesmo mês do ano anterior, a taxa de produção em fevereiro teria caído para os 0,7% negativos. Ainda assim, um ligeiro aumento face aos 1,3% negativos em janeiro.
Todos os grandes agrupamentos industriais registaram variações homólogas mais positivas do que as verificadas no mês anterior, mas os bens intermédios permaneceram negativos, mostram os dados do INE.
Este último agrupamento foi o único contributo negativo para a taxa (-1,3 p.p.) que, ainda assim, passou de -4,3% em janeiro para os -3,7% do mês seguinte.
O agrupamento bens de investimento contribuiu com 0,4 p.p. e, por sua vez, os bens de consumo adicionaram 0,3 p.p. à taxa de variação homóloga, que se fixou nos 2,7% e 0,8%, respetivamente (6,7% e -1,8% em janeiro).
O INE dá conta também da taxa de variação da secção das indústrias transformadoras, que ficou nos -0,5%, contra -1,0% do mês anterior.
No que toca à comparação mensal, o índice de produção industrial aumentou 0,4% em fevereiro, um abrandamento face aos 1,4% registados em janeiro.
Notícia editada por Inês Santinhos Gonçalves