Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Procura supera 11 vezes a oferta

Arranca hoje o período para a transmissão de ordens de compra no âmbito da Oferta Pública de Venda (OPV) da Portucel, uma fase que irá prolongar-se até ao final desta semana.

  • ...

Arranca hoje o período para a transmissão de ordens de compra no âmbito da Oferta Pública de Venda (OPV) da Portucel, uma fase que irá prolongar-se até ao final desta semana.

O prazo de recolha de intenções de compra de acções da Portucel terminou na sexta-feira com chave de ouro: a procura superou em 11,28 vezes a oferta de títulos disponível.

Nesta fase preliminar, foram subscritas mais de 2.226 milhões de acções, um número que está já muito acima das 197,43 milhões de acções que o Estado tem disponíveis para alienar.

A corrida aos títulos da empresa de pasta e papel acelerou principalmente na sexta-feira, com tranche destinada ao público em geral a receber, só neste dia, subscrições preliminares de compra correspondentes a cerca de 1,5 mil milhões de acções.

No total, a procura nesta parcela já está muito perto dos 2,1 mil milhões. E na tranche destinada aos pequenos subscritores foram recolhidas foi divulgada a intenção de adquirir mais 87,35 milhões de títulos.

O facto de só na quinta-feira, em Conselho de Ministros, ter sido fixado o número de acções que o Estado iria disponibilizar por tranche poderá explicar o aumento do ritmo de subscrição de títulos da empresa de pasta e papel na última sessão da semana passada.

Na distribuição da participação dos últimos 25,7% do capital da Portucel detidos pelo Estado, os trabalhadores da empresa têm reservados 2 milhões de acções, os pequenos subscritores têm disponíveis 50 milhões de acções, e o público em geral fica com mais de 145,4 milhões de títulos.

A distribuição do número de acções por categoria foi definida pelo Governo com base nas intenções de compra registadas até à reunião semanal no Conselho de Ministros.

Ao que o Jornal de Negócios apurou, os trabalhadores terão subscrito já cerca de um milhão de acções. Terminado o período de pré-registo das ordens, os investidores têm até amanhã para anular as ordens já efectuadas. A partir daí, todas as ordens de intenção de compra são convertidas automaticamente em ordens de compra.

Evolução da procura

A procura foi crescendo à medida que o calendário da operação avançava. Logo no final do primeiro dia após a aprovação do prospecto (30 de Outubro), foram manifestadas 179 intenções de compra para 30 milhões de acções. Ao segundo dia, a procura já era quase o dobro da oferta, com cerca de 1900 intenções de compra para 370 milhões de acções.

A partir de então, a possibilidade de existência de rateio tornou-se mais clara. No final dos três primeiros dias da primeira fase da operação, a procura já tinha triplicado a oferta, ao serem manifestadas mais de 4.900 ordens de intenção de compra. Este valor correspondia a 637 milhões de acções, ou 3,7 vezes o total de 197,43 milhões de acções disponíveis.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio