Notícia
Privatização da Galp poderá gerar encaixe de mil milhões
O Estado prevê alienar uma percentagem ate 20% do capital da Galp, este ano, operação que o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, diz que vai garantir mais de 50% das receitas estimadas para este ano em privatizações, de 1,6 mil milhões de euros. T
O Estado prevê alienar uma percentagem ate 20% do capital da Galp, este ano, operação que o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, diz que vai garantir mais de 50% das receitas estimadas para este ano em privatizações, de 1,6 mil milhões de euros. Tendo em conta o negócio com Américo Amorim, os 20% da Galp estão avalaidos em mil milhões de euros.
A dispersão em bolsa da Galp já só vai acontecer no segundo semestre deste ano, disse o ministro.
Com o programa de privatizações previsto para 2006-2007, o Governo estima um encaixe para o Estado de 2,4 mil milhões de euros, dos quais 1,6 mil milhões em 2006.
Assim, com a oferta pública inicial da Galp, o Governo está à espera de arrecadar, pelo menos 800 milhões de euros.
O Estado controla, de forma directa, 25,7% do capital da Galp, com a Eni a deter 33,34% e o Grupo Amorim 32,34%. A entrada de Américo Amorim no capitakl da Galp avaliou a empresa em 5 mil milhões de euros, pelo que tendo em conta este negócio, os 20% da Galp podem valer mil milhões de euros.