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Porto quer aproveitar Euro 2004 para ultrapassar «défice de notoriedade»
A região Porto e Norte de Portugal vai aproveitar o Euro 2004 para ultrapassar o “grande défice de notoriedade” que lhe é apontado, afirmou o presidente da Adeturn (Associação de Desenvolvimento do Turismo da Região Norte), António Condé Pinto, no decorre
A região Porto e Norte de Portugal vai aproveitar o Euro 2004 para ultrapassar o "grande défice de notoriedade" que lhe é apontado, afirmou o presidente da Adeturn (Associação de Desenvolvimento do Turismo da Região Norte), António Condé Pinto, no decorrer do lançamento do novo logótipo identificador da região, que decorreu hoje no Porto.
Com esse objectivo, está previsto um programa de acompanhamento dirigido a jornalistas dos países cujas equipas vão disputar jogos na região.
A Adeturn inicia no triénio 2004/2006 uma gestão descentralizada dos fundos para a promoção turística da região. "A nossa região vai ter a capacidade de definir a promoção turística que acha mais apropriada ao seu desenvolvimento, através da sua agência regional, que até agora era determinada pelo ICEP". Este modelo descentralizado está também a ser aplicado na região de Lisboa, com a ATL.
O novo plano promocional, que arranca em Janeiro, tem uma dotação orçamental anual de 2,250 milhões de euros, dos quais 1,5 milhões proveniente do ICEP. O restante é financiado por regiões de turismo, câmaras municipais e privados. Nos três anos serão investidos 6,75 milhões de euros.
Condé Pinto reconheceu aos jornalistas que "o factor crítico da região é o aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Matosinhos". Actualmente em obras de remodelação e ampliação, o aeroporto tem estado no centro da polémica pela redução efectiva do número de ligações aéreas. O presidente da Adeturn afirma que não basta ter um aeroporto de boa qualidade em termos físicos, mas é preciso ter "aviões a levantar e a aterrar". A associação vai manter os contactos com companhias e com a Ana para que o aeroporto se torne "mais competitivo".
A sessão de hoje serviu para divulgar publicamente o novo logótipo da região, seleccionado por concurso, e as fardas desenvolvidas por Maria Gambina que serão utilizadas, numa primeira fase, nas acções de promoção em feiras de turismo.
A região vai ter a capacidade de definir a promoção turística que acha mais apropriada ao seu desenvolvimento. Até aqui era determinada pelo ICEP. E a partir de agora a através da sua agência regional, vai determinar a sua promoção turística.