Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Penetração dos telemóveis chega aos 117,2%

No final de Junho deste ano existiam 12,4 milhões de assinantes do serviço móvel em Portugal, mais 0,3% que no final de Março e mais 5,8% que em Junho do ano passado, segundo dados revelados pela Anacom. A taxa de penetração dos telemóveis em Portugal che

17 de Agosto de 2007 às 12:34
  • ...

No final de Junho deste ano existiam 12,4 milhões de assinantes do serviço móvel em Portugal, mais 0,3% que no final de Março e mais 5,8% que em Junho do ano passado, segundo dados revelados pela Anacom. A taxa de penetração dos telemóveis em Portugal chega assim aos 117,2%, contra a média europeia de 107,3%.

Do total de clientes móveis existentes em Portugal no final do segundo trimestre, 78% eram clientes do serviço pré-pago (cartões de carregamento), menos 0,9% do que no final do primeiro trimestre. Segundo a Anacom, foram mesmo "os planos de assinaturas/pós-pagos que contribuíram para o crescimento do número de assinantes neste período".

O regulador aponta mesmo que "tem-se assistido a um aumento do peso dos planos de assinatura, eventualmente explicado pela adesão aos novos serviços de transmissão de dados baseados no UMTS e aos novos planos tarifários pós-pagos".

Ao nível do tráfego, no segundo trimestre deste ano estes indicadores também aumentaram, com o total de chamadas realizadas e recebidas a crescer 3%, face ao primeiro trimestre, e 5,1% e 4,8%, respectivamente, face ao segundo trimestre de 2006.

Em termos de duração das conversas por assinante, este indicador atingiu os 89 minutos no segundo trimestre, mais dois minutos do que nos primeiros três meses de 2007.

Ao nível do envio de mensagens escritas voltou-se a registar um aumento muito significativo no período em análise, com um total de 4,6 mil milhões de SMS, mais 17,6% que no primeiro trimestre deste ano e mais 48,8% que no segundo trimestre de 2006.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio