Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Antigo CEO da Pescanova culpa investimento em Portugal pela crise na empresa

Para o antigo presidente-executivo da Pescanova, Alfonso Paz-Andrade, a fábrica portuguesa de Mira é a origem da crise da empresa espanhola, que se encontra em concurso de credores.

Correio da Manhã
07 de Agosto de 2013 às 17:56
  • ...

Investimento “temerário”, “fuga para a frente”, gestão “pouco ortodoxa”. Para Alfonso Paz-Andrade, antigo presidente-executivo e ainda accionista da Pescanova, a fábrica portuguesa de Mira, impulsionada pelo antigo presidente do conselho de administração, Manuel Fernández de Sousa, está na origem da crise que a empresa atravessa, encontrando-se em concurso de credores, com uma dívida de quase 4.000 milhões de euros, segundo noticia o "El País".

 

Depois de contar todas as dificuldade superadas pela Pescanova, no editorial da sua revista “Industrias Pesqueras”, Paz-Andrade sustenta que o projecto de Mira “cheira a má gestão”. A fábrica de Mira serve de exemplo para justificar alguns investimentos “temerários” da empresa para a sua capacidade. O antigo presidente-executivo acusa Manuel Fernández de Sousa de ter embarcado em aventuras “com pouco rigor económico, excessivamente caras, geridas de forma pouco ortodoxa e, em lugares estratégicos inadequados, como o investimento na fábrica de pregado, em Mira”.

 

Paz-Andrade e Sousa são filhos dos fundadores da Pescanova, ainda que o primeiro se tenha afastado das responsabilidades directivas em 2007, devido a divergências com o segundo. No editorial, Paz-Andrade ajusta contas com Sousa, acusando-o de “uma fuga imprópria e desesperada” na sua gestão da fábrica de Mira. Ambos estão imputados pela sua gestão da empresa.

 

“Não há dúvida de que o plano de negócio aplicado teve um resultado inadequado. Pouca visão, ausência de análise, de cuidado, um péssimo controlo interno e externo, e falta de sentido de antecipação face aos problemas de crédito impostos pela crise que se avizinhava”.

Ver comentários
Saber mais Pescanova Mira Portugal Alfonso Paz-Andrade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio