Notícia
Paulo Ferreira vendido por 20 milhões ao Chelsea
O lateral direito do Futebol Clube do Porto, Paulo Ferreira, foi transferido para o Chelsea por 20 milhões de euros, anunciou hoje o clube portuense em comunicado, um valor que já tinha sido avançado pela imprensa desportiva e que é agora confirmado pela
O lateral direito do Futebol Clube do Porto, Paulo Ferreira, foi transferido para o Chelsea por 20 milhões de euros, anunciou hoje o clube portuense em comunicado, um valor que já tinha sido avançado pela imprensa desportiva e que é agora confirmado pela sociedade desportiva, em comunicado ao mercado.
A passagem de Paulo Ferreira para o Chelsea por 20 milhões de euros vai render apenas 17 milhões de euros aos cofres dos Dragões. Isto porque, no início deste ano, 15% do passe do jogador já tinha sido alienado ao fundo de investimento FP Football Players Fund-Porto, que detém os passes de 11 jogadores do plantel portuense.
Os investidores que aplicaram parte das suas poupanças neste produto, recebem, com esta transferência, os três milhões de euros correspondentes à percentagem detida pelo fundo. Outro dos jogadores que também estará a formalizar a transferência para o clube britânico é Deco.
Também no caso do jogador considerado o melhor em campo no jogo do passado Domingo, que afastou a Espanha do Euro 2004, os detentores de unidades de participação do fundo desportivo receberão uma parte das receitas conseguidas com a cada vez mais certa mudança de clube, uma vez que 2,5% do passe do jogador também pertence ao FP Football Players.
Existem duas épocas, final de Março e de Setembro, em que os investidores podem aplicar capital neste tipo de fundos de investimentos. Durante esses períodos, os investidores terão que deter um mínimo de 25 mil euros para ter acesso a este tipo de produtos, que se destinam principalmente ao «private banking». A aquisição de unidades de participação pode ser feita através da entidade gestora, o First Portuguese Group (FPG), ou do «private banking» do BES.
Transferências no Sporting já deram retorno
O único fundo desportivo que até agora tinha conseguido mais-valias com a transferência de jogadores foi o do Sporting. Desde a sua criação, em 2001, já foram alienados os passes de três jogadores: Hugo Viana, Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo. Viana foi o primeiro a garantir capital aos investidores, quando, na época 2001/2002, foi cedido ao Newcastle. Na época seguinte, foi a vez de Ricardo Quaresma, que se juntou ao Futbol Club Barcelona. O FP Portuguese Football Players que detinha 30% do passe de Ricardo Quaresma, arrecadou entre 1,8 e 2,4 milhões.