Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Parceria com BCP nos seguros vai ajudar o Fortis a crescer

A parceria que o Fortis tem com o Millennium bcp vai ajudar a que o banco belga-holandês cresça fora do seu mercado interno a partir do primeiro trimestre de 2005, segundo comunicado do Fortis. Hoje o banco apresentou os resultados de 2004, que aumentaram

10 de Março de 2005 às 11:06
  • ...

A parceria que o Fortis tem com o Millennium bcp vai ajudar a que o banco belga-holandês cresça fora do seu mercado interno a partir do primeiro trimestre de 2005, segundo comunicado do Fortis. Hoje o banco apresentou os resultados de 2004, que aumentaram 53%, apesar do último trimestre ter registado um decréscimo de 24% face ao ano anterior.

«A nossa nova ‘joint venture’ em Portugal, o Millenniumbcp Fortis Grupo Segurador, vai contribuir para o crescimento do Fortis fora do seu mercado interno a partir do primeiro trimestre deste ano», segundo o comunicado do banco emitido hoje. No quarto trimestre de 2004 os lucros da área de seguros do Fortis caíram 7%.

O Fortis pagou 500 milhões de euros para ficar com 51% do capital das companhias de seguros de «bancassurance» do BCP. O negócio foi concluído a 28 de Janeiro do corrente ano e resultou na criação de uma nova companhia, o Millenniumbcp Fortis Grupo Segurador.

Os lucros do Fortis avançaram 53% para 3,358 mil milhões de euros em 2004, com um acréscimo de 4% das receitas.

No quarto trimestre os resultados líquidos do banco caíram 24% devido ao registo de ganhos menores de investimentos. O sector bancário aumentou os lucros, impulsionados pela subida das comissões e pela diminuição do valor aprovisionado para crédito mal parado.

Os resultados líquidos caíram para 642 milhões de euros o que compara com 849 milhões de euros registados em período homólogo, segundo anunciou hoje o Fortis. Os resultados apresentados ficam aquém das estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg que apontavam para lucros 666 milhões de euros.

Os lucros do ano passado incluem 465 milhões de euros de ganhos com acções não realizados (pois não venderam as mesmas) o que compara com 112 milhões de euros registados em período homólogo.

O presidente executivo, Jean-Paul Votron, tenciona aumentar os lucros dos negócios existentes em pelo menos 10% por ano até 2009, concentrando-se no Benelux e na Europa.

O Fortis anunciou o pagamento de dividendo de 1,04 euros por acção, o que corresponde a um aumento de 13% face ao ano anterior.

O sector bancário registou aumento de 17% dos lucros para 440 milhões de euros no quarto trimestre. Os ganhos do negócio de seguros decresceram 7% para os 228 milhões de euros, segundo a empresa.

As acções do Fortis perdiam 0,64% para os 21,88 euros, enquanto o BCP [bcp] recuava 0,46% para os 2,16 euros, depois de ter registado o valor mais elevado dos últimos 12 meses nos 2,18 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio