Notícia
Parceria BCP/EDP pode gerar conflito de interesses na PT
A parceria firmada entre o Banco Comercial Português (BCP) e a EDP pode gerar um conflito de interesses na Portugal Telecom (PT) admitiu hoje Murteira Nabo, pois o BCP tem um administrador não executivo na PT.
Este conflito surge pois a PT e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciaram hoje a constituição da Caixanet, uma instituição financeira que irá operar na Internet, que será assim concorrente da empresa a criar da parceria da EDP com o banco liderado por Jardim Gonçalves.
No entanto Murteira Nabo, referiu que, «enquanto accionista de referência da PT, o BCP não representa qualquer conflito de interesses». Segundo o mesmo responsável, o BCP é a instituição financeira portuguesa que, com uma posição entre 2% a 3%, detém a segunda maior participação no capital da PT, logo a seguir à posição do Banco Espírito Santo (BES), que se situa entre os 5% e 6%.
Segundo a agência Lusa, o BCP, na sequência do acordo com a EDP, vai vender a sua posição no capital social da PT. Recorde-se que a PT é o maior fornecedor de serviços de telecomunicações do Grupo BCP, que ainda não comunicou a intenção de interromper o acordo que tem com a PT.
CGD com 80% da CaixanetA Caixanet, empresa resultante da parceria entre a CGD e a PT, será constituída com um capital social de 498 mil euros (100 mil contos), sendo que a CGD vai ter uma participação de 80% nesta empresa. A participação da PT vai ser dividida em 10% para a PT Prime, 5% para a PT – Sistemas de Informação e os restantes 5% para a PT Multimedia.
A Caixanet vai gerir e explorar a rede de telecomunicações da CGD, como também aprofundar novas áreas de negócio, nomeadamente na área da Internet.
Os activos da Caixanet serão compostos essencialmente por todas as infra-estruturas da CGD na área das telecomunicações, que passarão a ser geridas pela PT, mais concretamente pela PT Prime.
Às 15h15, a PT cotava nos 14,42 euros (2.891 escudos), registando uma valorização de 2,27%.