Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Operadores móveis com 27,5% de quota na banda larga

No final de Março deste ano a penetração da banda larga em Portugal situava-se já perto dos 20%, muito graças à chegada em força das ofertas de Internet móvel, já que se tiver apenas em conta as ofertas de banda larga fixa a penetração é de apenas 14,3%.

17 de Maio de 2007 às 16:06
  • ...

No final de Março deste ano a penetração da banda larga em Portugal situava-se já perto dos 20%, muito graças à chegada em força das ofertas de Internet móvel, já que se tiver apenas em conta as ofertas de banda larga fixa a penetração é de apenas 14,3%. A TMN, a Vodafone e a Optimus já contam com 570 mil clientes nas suas ofertas de banda larga móvel.

Segundo dados revelados pela Anacom esta tarde, no final do primeiro trimestre deste ano existiam 2,083 milhões de clientes do serviço de acesso à Internet em banda larga, sendo que deste total 1,51 milhões eram clientes da banda larga fixa, mais 3,4% que o registado no final de 2006, e mais 19% que o total de clientes existentes em Março do ano passado.

O regulador sublinha ainda que "pela primeira vez desde que o acesso por ADSL começou a ser disponibilizado, o número de clientes que acedem à banda larga por modem por cabo (3,7%) cresceu mais dos que acedem por ADSL (3,1%)", algo que a Anacom atribui "numa primeira análise" ao surgimento de novas ofertas "suportadas nesta tecnologia e com preços competitivos".

Na banda larga móvel, a TMN, Vodafone e Optimus são responsáveis por um "empurrão" de 5,4% na taxa de penetração da banda larga em Portugal.

Em termos de quota, destaque para uma nova queda para o "peso" do Grupo PT, que fechou o trimestre com 71% do mercado, menos 4,9 pontos percentuais que em Março de 2006 e menos 0,6 pontos que em Dezembro do ano passado. Segundo a Anacom os operadores alternativos captaram 49% dos novos clientes entre Janeiro e Março deste ano.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio