Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira, o Governo entrega no Parlamento a proposta de Orçamento do Estado para 2025. Em França, o projeto de lei de Finanças também vai ser apresentado.

  • 1
  • ...
Governo entrega OE 2025 no Parlamento

O Governo vai entregar esta quinta-feira no Parlamento a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2025. É esperado que inscreva no documento uma estimativa de excedente de 0,3% do PIB este ano e 0,2% no próximo. Para a dívida pública, o objetivo será de 94,5% em 2024 e será conhecida pela primeira vez a meta para 2025.

França também olha para projeto de lei de Finanças

Também em França será hoje apresentado o Orçamento do Estado para o próximo ano, que contempla impostos adicionais sobre os mais ricos e sobre empresas com volumes de negócios superiores a mil milhões de euros, nomeadamente uma taxa de 1% sobre a recompra de ações próprias. A subida dos juros da dívida soberana francesa mostra que os investidores a consideram mais arriscada e, amanhã, a Fitch poderá fazer refletir isso na sua avaliação do país.

Aceleração da inflação portuguesa no radar

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar dados finais da inflação em Portugal. A taxa de inflação acelerou ligeiramente para 2,1% em setembro, segundo a estimativa rápida do INE. Depois de ter ficado abaixo dos 2% no mês anterior, a variação homóloga da inflação retomou valores acima da meta do Banco Central Europeu.

Preços no consumidor em foco nos Estados Unidos

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos Estados Unidos cedeu em agosto para os 2,5%. É uma queda considerável face aos 2,9% contabilizados em julho e o valor mais baixo desde março de 2021. Serão conhecidos esta quinta-feira dados de setembro.

Mota-Engil sobe emissão de dívida

A Mota-Engil decidiu aumentar a emissão de dívida ligada a critérios de sustentabilidade dos 50 milhões de euros inicialmente anunciados para 80 milhões de euros, anunciou ontem a construtora liderada por Carlos Mota dos Santos em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A operação é realizada através de uma oferta de subscrição e de uma oferta de troca, esta última tendo por base as obrigações de um empréstimo obrigacionista que vence este ano. As duas ofertas terminam na sexta-feira, 11 de outubro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio