Notícia
Nutrinveste adquire empresa de azeites nos Estados Unidos
A Nutrinveste adquiriu 80% da East Coast Olive Oil, empresa sedeada nos EUA com uma facturação anual de 100 milhões de dólares, reforçando a sua presença internacional nos negócios de azeites e óleos alimentares, revelou a «holding» do sector agro-industr
A Nutrinveste adquiriu 80% da East Coast Olive Oil, empresa sedeada nos EUA com uma facturação anual de 100 milhões de dólares, reforçando a sua presença internacional nos negócios de azeites e óleos alimentares, revelou a «holding» do sector agro-industrial do grupo Jorge de Mello.
Segundo um comunicado da empresa portuguesa, a East Coast Olive Oil (ECCO) situa-se a Norte do Estado de Nova Iorque, é uma empresa criada em 1991, ocupa uma «posição de destaque» no mercado de azeites e óleos compostos na América do Norte, vendendo na distribuição moderna e canais de «food service», com marcas próprias e marcas de distribuição.
Com vendas consolidadas de cerca de 100 milhões de dólares (83,7 milhões de euros) a ECCO conta, actualmente, com 125 colaboradores, explica o comunicado. A mesma fonte acrescenta que os remanescentes 20% do capital da ECOO permanecem na posse dos fundadores da empresa.
Contactada, fonte oficial da empresa escusou-se a adiantar mais pormenores acerca da operação, como o valor envolvido no negócio.
Esta aquisição permite ao Grupo Nutrinveste, que já é um operador no mercado de azeites e óleos alimentares através das empresas Sovena e Tagol (que produzem e comercializam em Portugal as conhecidas marcas Oliveira da Serra e Fula, entre outras), e em Espanha através da Sovena Ibérica de Aceites, «reforçar a sua estrutura nesta área de negócios, onde conta com quatro fábricas e regista um crescimento sustentado na facturação e quota de mercado, reafirmando assim a sua estratégia de internacionalização e concentração nos negócios chave», conclui o comunicado.
No negócio dos Azeites a Nutrinveste comercializa as marcas Oliveira da Serra e Andorinha. No portfolio de produtos vendidos pela empresa está ainda o óleo Fula, os sumos Compal e a água Frize.
Esta aquisição insere-se no processo estratégico de internacionalização dos negócios da Nutrinveste e permite, para além do alargamento geográfico de mercados, potenciar escala e sinergias do seu negócio de azeite e óleos, nomeadamente ao nível das compras de matérias-primas, utilização de localizações alternativas de fabrico, de abastecimento e logísticas, bem como acompanhamento de clientes comuns e potenciais.
O Millennium bcp Investimento assessorou o Grupo Jorge de Mello na realização desta operação.