Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novos projectos da Sonae Sierra no Brasil em “stand by"

A Sonae Sierra continua apostada em reforçar a sua presença no Brasil, onde detém nove centros comerciais, mas só avançará com novos projectos quando tiver “a certeza de que a recuperação [económica] é real”. Para já, está tudo “um bocado em ‘stand by’”, confessa o CEO.

Pedro Elias/Negócios
21 de Setembro de 2016 às 20:28
  • ...

No Brasil, onde é proprietária de nove "shoppings" e gere outros dois, a Sonae Sierra continua empenhada na procura de oportunidades de expansão, mas não avançará com novos projectos "enquanto não houver sinais claros de que a crise passou".

Hoje, 21 de Setembro, durante um encontro com jornalistas, o CEO da Sonae Sierra reconheceu que o crescimento do portfólio do grupo no Brasil "está um bocado em ‘stand by’" devido à instabilidade política e sobretudo económica que se vive no país.

Apesar de tudo, Fernando Guedes de Oliveira mostrou-se optimista em relação à evolução da situação no Brasil: "A nossa opinião é que já bateu no fundo. E até já se vê sinais de recuperação – houve um pequeno crescimento das vendas [dos lojistas] em Agosto", enfatizou o gestor.

Em curso tem a renovação de dois dos seus centros comerciais no Brasil – o Uberlândia Shopping, em Uberlândia, com um investimento de 8,3 milhões de euros, e o Parque D. Pedro, em Campinas, onde prevê investir 5,8 milhões de euros.  

Apontando o Peru, onde a empresa já fez "algumas incursões", como "um potencial mercado", e países como a Argentina e a Venezuela, para os quais "nunca" olharam "devido à instabilidade política", o CEO da Sonae Sierra acabou por afirmar que "não é descabido pensar que o Brasil pode ser uma plataforma para no futuro explorar outros mercados na América do Sul".

Investir dois mil milhões em novos "shoppings" em cinco anos

Ainda na América do Sul, a Sonae Sierra iniciou já a construção do seu primeiro centro comercial na Colômbia, na cidade de Cucúta, num investimento de 47 milhões de euros, num país onde quer "pelo menos iniciar mais três nos próximos cinco anos".

A ambição do "braço" de "shoppings" do grupo Sonae na Colômbia e no Brasil integra o seu plano de investimentos de dois mil milhões de euros em novos projectos nos próximos cinco anos, que abarca ainda outras geografias na Europa e em Marrocos.

A Sonae Sierra pretende avançar, no início do próximo ano, com a construção do seu primeiro centro comercial em Marrocos, onde entrou em 2011 como prestadora de serviços em "shoppings".´

O grupo português detém uma participação de apenas 10% no projecto em desenvolvimento na cidade marroquina de Zenata, que representa um investimento de 100 milhões de euros, mas pretende aumentar a sua participação em futuros projectos neste mercado, "para o normal, que é 50%", afirmou Fernando Guedes de Oliveira.

Co-proprietária de 45 centros comerciais em Portugal, Brasil, Grécia, Itália, Alemanha e na Roménia, na Europa são estes três últimos países que estão na linha da frente para o investimento da Sonae Sierra no desenvolvimento de novos projectos.

O grupo continua entretanto apostado em consolidar a sua actividade de prestação de serviços a terceiros: depois de ter assinado 127 novos contratos em 2015, no valor de 18 milhões de euros, fechou 36 novos negócios no primeiro semestre deste ano, no valor de 13 milhões de euros.

 

Ver comentários
Saber mais Sonae Sierra centros comerciais shoppings Fernando Guedes de Oliveira Brasil Colômbia Marrocos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio