Notícia
Novo Banco vende negócio de estacionamentos à Empark
A operação de concentração foi comunicada esta sexta-feira, 5 de Fevereiro, pela Concorrência. Activo estava registado nas contas do Novo Banco com um valor superior a cinco milhões de euros e surgia na lista de bens a vender.
O Novo Banco vai vender à Empark Portugal o negócio de parques de estacionamento gerido pela EMSA – Empreendimentos e Exploração de Estacionamentos. A operação de concentração de duas empresas do sector da gestão de parques de estacionamento, a ESLI (do grupo Empark) e a EMSA já foi comunicada formalmente à Autoridade da Concorrência (AdC).
O anúncio da notificação da operação foi publicado esta sexta-feira na imprensa. Em causa está a compra pela ESLI (detida na totalidade pela Empark, empresa do grupo A. Silva & Silva, e pela Esconcessões que chegou a ser controlada pelo Espírito Santo Financial Group) da EMSA, propriedade a 100% do Novo Banco, também "herdeiro" do universo Espírito Santo.
A EMSA está entre os activos não estratégicos considerados para venda pelo Novo Banco em 2014, numa lista onde se encontravam mais 18 empresas, entre as quais a Tertir, vendida em Setembro do ano passado aos turcos da Yildirim. No total, o lote de empresas estava avaliado em 400 milhões de euros.
De acordo com o relatório e contas do Novo Banco relativo ao primeiro semestre de 2015, a EMSA fechou os primeiros seis meses do ano passado com lucros de 249 mil euros, estando registada nas contas do banco com uma avaliação contabilística de cerca de 5,5 milhões de euros.
A ESLI foi comprada em 2001 pela A. Silva & Silva à espanhola Ferrovial. No ano passado, a casa mãe da Empark Portugal – a Empark - geriu quase 600.000 lugares em 174 cidades de Espanha, Portugal, Reino Unido, Andorra e Turquia.
O Negócios contactou o Novo Banco para obter mais informações sobre a compra, mas não foi possível até ao momento ter respostas.