Notícia
Novo Banco pode alienar alguns activos antes de ser vendido
Embora a intenção do Banco de Portugal não seja alienar o Novo Banco aos bocados, há abertura para que algum activo seja destacado e vendido autonomamente, diz o presidente Stock da Cunha. Mas depende da autorização do accionista.
O Novo Banco pode vender alguns activos antes de o próprio ser alienado. Sabe-se, aliás, que o BES Investimento é um exemplo. Mas esta segunda-feira, 1 de Dezembro, Stock da Cunha admitiu isso mesmo. Sem mencionar que activos são esses.
"O vice-governador do Banco de Portugal foi muito claro: a intenção não é vender o Novo Banco aos bocados, embora possa haver um ou outro activo que possa ser destacado", afirmou Stock da Cunha no XI Fórum da banca, organizado pelo Diário Económico.
Aliás, os compradores também poderão não estar interessados em todos os activos, nomeadamente se "os accionistas que têm interesse no Novo Banco consideram que não se enquadram na actividade geral".
De qualquer forma, Stock da Cunha diz que "qualquer decisão de venda de qualquer activo acima de determinado preço depende do fundo de resolução", que é o accionista único do Novo Banco.
O Novo Banco, que herdou os activos e passivos saudáveis do BES, tem de encontrar uma estrutura accionista estável até Agosto de 2016.