Notícia
Novabase lucra 3,5 milhões; abandona mercado brasileiro (act.)
A empresa de tecnologias Novabase registou lucros, depois de interesses minoritários, de 3,5 milhões de euros no final dos três primeiros trimestres deste ano, contra perdas de 800 mil euros. A empresa decidiu abandonar o mercado brasileiro, aprovisionand
A empresa de tecnologias Novabase registou lucros, depois de interesses minoritários, de 3,5 milhões de euros no final dos três primeiros trimestres deste ano, contra perdas de 800 mil euros. A empresa decidiu abandonar o mercado brasileiro, aprovisionando 1,9 milhões de euros para o efeito.
Em comunicado, a tecnológica avança que «decidiu neste trimestre descontinuar o seu negócio da Novabase Brasil», tendo deduzido o valor de 1,9 milhões de euros nos resultados agora apresentados, valor que «corresponde à provisão das responsabilidades existentes».
De Janeiro a Setembro deste ano a Novabase registou um «cash flow» operacional ou EBITDA de 12,9 milhões de euros, o que representa três vezes mais do que o obtido um ano antes, de 4,2 milhões de euros. Os resultados operacionais alcançaram os 8,5 milhões de euros, face a 600 mil euros um ano antes.
No mesmo período, o volume de negócios cresceu 22,4%, para 115,7 milhões de euros, com 84,4% das vendas a concretizarem-se em Portugal e o 15,6% no estrangeiro, quando um ano antes a paridade era de 97% para 3%.
A administração da companhia salienta contudo que para os valores dos proveitos «serem comparáveis», os 94,5 milhões de euros registados nos nove primeiros meses de 2003 «não consideram o volume de negócios de 1,4 milhões de euros obtido na Novabase Brasil nesse mesmo período».
A divisão de «Engineering Solutions» foi responsável por a maior parte da facturação, mais precisamente de 69,3% tendo gerado proveitos no valor de 80,2 milhões de euros, mais 37,9% do que nos primeiros nove meses de 2003. O EBITDA registado foi de 6,4 milhões de euros, um crescimento homólogo de 15,6%.
A divisão de «Consulting» registou um volume de negócios de 33,5 milhões de euros, mais 3,1%, tendo terminado o passado mês de Setembro com um EBITDA acumulado de seis milhões de euros.
Já a unidade «Capital» obteve proveitos de dois milhões de euros, menos 48,8% – devido à alienação do negócio da formação – e um EBITDA de 400 mil euros.
Durante os primeiros nove meses deste ano a empresa aumentou em 7,6% o número de colaboradores, para um total de 1.042 trabalhadores, informou a mesa fonte.
As acções da Novabase [nba] encerraram inalteradas, nos 5,68 euros.