Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novabase aumenta lucros em 6,4% com crescimento nas receitas (act)

A Novabase anunciou hoje que os resultados líquidos de 2002 subiram 6,4% para 9,5 milhões de euros, com o volume de negócios a crescer 18% para 114,1 milhões de euros.

26 de Fevereiro de 2003 às 17:41
  • ...
A Novabase anunciou hoje que os resultados líquidos de 2002 subiram 6,4% para 9,5 milhões de euros, com o volume de negócios a crescer 18% para 114,1 milhões de euros.

Estes resultados ficaram acima dos 8,1 milhões de euros de ganhos previstos pelo BPI.

O EBIDTA, ou «cash flow» operacional, atingiu os 18,8 milhões de euros, mais 15,7% do atingido no período homólogo, divulgou a empresa em comunicado. A margem do EBITDA «manteve-se em níveis elevados, cifrando-se em 16,5%».

A Novabase considera que «apesar do cenário adverso», a empresa registou «um excelente resultado». A actividade da empresa de sistemas de informação divide-se em Novabase Consulting, Novabase Engineering Solutions, Novabase Training e Novabase Capital.

A Novabase Consulting foi a divisão que mais contribuiu para estes resultados, tendo registado vendas de 63,3 milhões de euros.

A empresa nacional, no final do ano, adquiriu a ATX Software, uma empresa especializada na construção de sistemas de informação para o sector e 83% do capital da GE Capital IT Solutions.

No ano passado, a Novabase registou um decréscimo de 1,9% na sua força de trabalho, tendo terminado 2002 com 926 trabalhadores.

Novabase reduz força produtiva em 40% no Brasil; aposta em Espanha

No âmbito internacional, a Novabase Consulting centrou-se no mercado brasileiro, onde os seus objectivos eram «a consolidação e obtenção do equilíbrio financeiro, tendo para isso sido nomeada uma nova equipa de gestão».

A Novabase Brasil reduziu a sua força produtiva em 40%, devido à redução das margens operacionais nas áreas de «enterprise resource planning» (ERP) e na cedência de recursos.

A empresa nacional refere que este «desinvestimento foi colmatado com uma maior aposta nas áreas de business intelegence (BI) e costumer relationship management (CRM).

Em Dezembro, esta divisão, em consequência da racionalização de custos, atingiu o «break even» operacional.

A Novabase iniciou a sua actividade em Espanha, no final do segundo trimestre focalizando a sua actividade em BI e CRM.

Novabase implementa plano de reestruturação para aumentar quota de mercado

A Novabase aprovou um novo plano de reestruturação empresarial «que permita dotar o Grupo de uma plataforma operacional e comercial por forma a continuar a aumentar a sua quota de mercado de forma sustentada e sólida», refere o mesmo documento.

Em 2003, a companha de TI irá reorganizar-se sob três objectivos, a optimização e eficiência operacional, o aumento da orientação para o cliente e a aceleração da introdução de inovações tecnológicas no mercado.

Esta reorganização já se reflectiu nos resultados extraordinários, de 1,8 milhões de euros quanto à reestruturação de pessoal, 500 mil euros, na aceleração do período de amortização de alguns imobilizados incorpóreos e 400 mil euros na aceleração de algumas amortizações.

O número médio de colaboradores desceu dos 944 registados em 2001, para 926 o ano passado.

O volume de capitais próprios aumentou 9,5% para 69,4 milhões de euros.

A Novabase encerrou a cair 1,52% para 5,20 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio