Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Norueguesa Yara compra brasileira Fertibrás por 100 milhões

A norueguesa Yara acertou a aquisição da Fertibrás, maior empresa brasileira de fertilizantes, por quase 100 milhões de euros (278 milhões de reais). A Yara, nascida em 2004 do desmembramento dos negócios de adubos da Norsk Hydro, factura cerca de 4,7 mil

18 de Julho de 2006 às 09:12
  • ...

A norueguesa Yara acertou a aquisição da Fertibrás, maior empresa brasileira de fertilizantes, por quase 100 milhões de euros (278 milhões de reais). A Yara, nascida em 2004 do desmembramento dos negócios de adubos da Norsk Hydro, factura cerca de 4,7 mil milhões de euros (6 mil milhões de dólares) e é a maior empresa do mundo no sector.

A aquisição dá mais poder de fogo à Yara no Brasil. A empresa detinha 9% do mercado por meio da Adubos Trevo e agora sua fatia aumentará para 14%,  informava ontem Lair Hanzen, que assumirá o comando da Fertibrás.

A compra permite que a empresa norueguesa fique com a participação de 13% que a Fertibrás tem na Fertifós, «holding» que controla a Fosfértil, maior fabricante de matérias-primas para fertilizantes no país.

As concorrentes Bunge e Mosaic são as maiores accionistas e travam duelo pelo controle da «holding». Não está nos planos da Yara o encerramento de unidades, diz Hanzen, citado pelo Valor Online.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio