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Nokia recupera quota de mercado no terceiro com redução de preços
A Nokia recuperou quota de mercado no terceiro trimestre depois da operadora móvel ter reduzido os preços e de ter introduzido modelos mais baratos. A sua quota de mercado tinha caído para o valor mínimo de cinco anos em 2004.
A Nokia recuperou quota de mercado no terceiro trimestre depois da operadora móvel ter reduzido os preços e de ter introduzido modelos mais baratos. A sua quota de mercado tinha caído para o valor mínimo de cinco anos em 2004.
A quota de mercado da operadora novel cresceu para 31% no período em análise contra 29% nos anteriores três meses, disse a empresa de «research», Strategy Analytics.
A Samsung Electronics – que estava na terceira posição - ultrapassou a Motorola e ficou em segundo lugar e a LG Electronics passou à frente da Sony Ericsson Mobile Communications para ocupar a quinta posição.
A Nokia reduziu os preços e sacrificou alguns dos seus lucros para aumentar os volumes, o que a ajudou a aumentar a sua quota de mercado na Ásia e na Europa ocidental.
As venda a nível mundial de telemóveis de todos os operadores poderá aumentar 30% este ano, antes de abrandar em 2005, revela a Strategy Analytics.
«A Nokia recuperou acima de um nível de quota de mercado importante psicologicamente nos 30%», disse um analistas da Strategy Analytics, Neil Mawston, acrescentando que a redução de preços reduziu as margens dos lucros embora tenha ajudado ao crescimento do volume.
A Nokia registou uma queda de 20% dos lucros do terceiro trimestre, provocada pela redução de preços com o objectivo de recuperar quota de mercado, mas ficou acima do esperado pelos analistas.
Os resultados líquidos caíram para 660 milhões de euros face a 823 milhões registados em período homólogo, tendo as vendas subiram para 6,94 mil milhões de euros o que compara com 6,87 mil milhões arrecadados no mesmo período do ano passado.
Os analistas consultados pela Bloomberg esperavam lucros na ordem dos 584 milhões de euros e vendas no valor de 8,90 mil milhões de euros.
Nokia foi mais lenta do que concorrentes a oferecer telemóveis com câmaras
A operadora filandesa foi mais lenta do que as suas concorrentes nomeadamente a Sony Ericsson e a Samsung e a LG em oferecer telemóveis com câmaras. Só depois da sua quota de mercado ter diminuído no início deste ano é que a Nokia reduziu os preços. As suas acções já desvalorizaram 16% este ano.
A Motorola ganhou 21,5% e a LG avançou 3,1%. A Samsung perdeu 5,1%.
Três das seis maiores operadoras móveis aumentaram os seus equipamentos em mais de 50% no terceiro trimestre face a igual período do ano anterior, com a Samsung e a LG a serem aquelas que mais aumentaram as suas quotas.
A LG experimentou o crescimento na América do Norte e na Europa e a Siemens mantém a quarta posição, ajudada pela procura na Europa, Médio Oriente e África.
Os equipamentos de todas as fabricantes poderá aumentar para 670 milhões de telefones em 2004, uma vez que as empresas adicionaram assinantes em países como a Índia e os EUA e os consumidores estão a mudar para modelos mais avançados, disse a Strategy Analytics, acrescentando que o crescimento vai abrandar para 8% no próximo ano.
No terceiro trimestre, o equipamento de todas as operadoras aumentou 25% para os 168 milhões de telemóveis face a igual período do ano anterior.
As acções da Nokia seguiam a subir 1,56% para os 11,72 euros.