Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Musk é o mais rico na lista da Forbes. Família Amorim é a única representante portuguesa

Mais de 3 mil pessoas compõem a classificação dos mais ricos do mundo da Forbes em 2024. Elon Musk ocupa a posição de homem mais rico do mundo, seguido (de longe) por magnatas do setor da tecnologia.

Getty Images
  • ...

A Forbes divulgou a lista dos mais ricos do mundo em 2024, que cresceu não só em termos de riqueza detida, mas também em número de pessoas. Elon Musk ocupa a posição de homem mais rico do mundo, seguido por magnatas igualmente ligados ao setor da tecnologia.

Mais de 3 mil empresários, investidores e herdeiros integram o ranking, com mais de 240 caras a serem acrescentadas à lista de fortunas superiores a mil milhões de dólares face a 2023.

No total, o património destes multimilionários valem um recorde de 16,1 biliões de dólares, mais 2 biliões do que há um ano e mais do que o PIB de todos os países do mundo, excluindo o dos EUA e da China. Pela primeira vez, há três pessoas com fortunas acima de 200 mil milhões de dólares. Musk, dono de empresas como a Tesla e a SpaceX, e que tem ocupado um lugar de crescente mediatismo desde que tomou as rédeas do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) dos EUA, mantém-se nos lugares de topo. A fortuna do magnata disparou cerca de 150 mil milhões de dólares, para um total de 342 mil milhões em 2024.

No pódio estão ainda Mark Zuckerberg, CEO da Meta, e Jeff Bezos, líder da Amazon, que também registaram um aumento das suas fortunas no ano passado. No caso de Zuckerberg, a riqueza do fundador do Facebook vale atualmente cerca de 216 mil milhões de dólares, "pouco" acima dos 215 mil milhões de Bezos.

Entre os dez mais ricos do mundo, Bernard Arnault (5.º) e Steve Ballmer (10.º) foram os únicos a registar uma queda no valor da sua riqueza. Arnault e a sua família, que detêm a LVMH - dona da Louis Vuitton e uma das mais valiosas empresas europeias - viram a sua fortuna cair em cerca de 55 mil milhões de dólares para 178 mil milhões. O abrandamento do setor do luxo, sentido no ano passado pode servir, pelo menos em parte, para justificar as pesadas perdas do "império" Arnault. Já Ballmer, antigo CEO da Microsoft, viu a sua fortuna deslizar 3 mil milhões para 118 mil milhões de dólares.

Os EUA continuam a ter mais multimilionários do que qualquer outro país, com um recorde de 902 cidadãos norte-americanos na lista da Forbes. Entre eles, destaca-se o presidente dos EUA, Donald Trump, que ocupa agora a 700.ª posição. A fortuna de Trump mais do que duplicou entre 2023 e 2024, para 5,1 mil milhões. A China, com 516 (incluindo Hong Kong), continua em segundo lugar e a Índia, com 205 multimilionários, em terceiro.

Entre os mais ricos do mundo, Portugal conta apenas com um nome na lista da Forbes. Maria Fernanda Amorim e a sua família ocupam a 597.ª posição, com uma fortuna que ronda os 5,9 mil milhões. A riqueza da família Amorim sobe em cerca de 200 milhões de dólares.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio