Notícia
Mota & Comp. espera resultados positivos
A Mota & Companhia deverá amanhã divulgar resultados líquidos semestrais positivos, contudo os números esperados pelos analistas apresentam grandes discrepâncias. Se para uns o resultado deverá ficar...
Recorde-se que no primeiro trimestre, a Mota & Comp., apresentou um resultado negativo 3,24 milhões de euros (649 mil contos), o que é explicado segundo os analistas «pela concorrência acrescida nas poucas obras a concurso».
No primeiro semestre de 1998, a Mota & Comp. apresentou um lucro de 8,92 milhões de euros (1,79 milhões de contos), no entanto este «valor corresponde a um ano atípico, com elevadas margens de lucro nas obras devido Expo’98», destaca um dos especialistas contactado. Assim, «não é possível fazer qualquer comparação entre os dois períodos», acrescenta.
Os especialistas do mercado apontam ainda que a «deterioração da situação em Angola e a sazonalidade da actividade da Mota & Comp.», como sendo os principais responsáveis pelos fracos resultados da construtora. Uma vez que a empresa depende das adjudicações, que ainda estão em curso e da estabilização de um clima de paz em Angola.
Segundo a Associação de Empreiteiros de Obras Públicas (ANEOP), o sector da construção apresenta alguns sinais de recuperação. Mas para os analistas contactados, pelo Canal de Negócios, «as construtoras nacionais só recuperarão os níveis passados no segundo semestre do ano 2000».
Às 15h55 as acções da Mota & Comp. cotavam-se nos 10,3 euros (2.065 escudos), uma desvalorização de 0,96%.