Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Monte Branco: Três detidos e buscas na sede do grupo Lena

A empresa de construção civil de Leiria está a ser investigada esta sexta-feira pelo Ministério Público, avançou a SIC Notícias.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 21 de Novembro de 2014 às 22:03
  • 29
  • ...

O Ministério Público ordenou buscas em vários pontos do país, esta quinta e sexta-feira, relacionadas com o processo Monte Branco.

 

A sede do grupo Lena, na Quinta da Sardinha, em Leiria, está a ser alvo de buscas no âmbito do processo Monte Branco. Em causa estarão questões de carácter fiscal e contabilístico, avançou a SIC Notícias. Fonte da empresa confirmou à estação de Carnaxide as buscas e referiu que foi solicitada documentação por parte de um grupo de investigadores.

 

Segundo a CMTV, há três pessoas detidas no âmbito das buscas dos últimos dois dias.

 

Em 2010 o grupo Lena iniciou uma reestruturação da sua actividade, com a venda de vários activos em Portugal e em Angola, para se concentrar nos sectores do Ambiente e Construção, recorda o Correio da Manhã. O grupo detinha activos no sector da comunicação, como o jornal i.

 

Além da forte presença em território português, as empresas do Grupo Lena estão instaladas em Argélia, Angola, Brasil, Marrocos, Moçambique, Roménia, Bulgária, Venezuela, Colômbia e no México, relembra a Lusa.

 

A operação Monte Branco é uma investigação a fraude fiscal e branqueamento de capitais. Começou com as investigações no âmbito do BPN, mas foi apanhando vários processos pelo caminho.

 

Esta operação Branco investiga crimes de branqueamento de capitais e de fraude fiscal, um esquema que teve origem na Akoya, sociedade suíça de gestão de fortunas detida por dois dos arguidos neste processo, Michel Canals e Nicolas Figueiredo, antigos quadros do banco suíço UBS, além de Álvaro Sobrinho, ex-presidente não executivo do BES Angola. Este gestor confirmou, aliás, ser accionista da Akoya Asset Management SA, "através de uma sociedade por si detida, denominada Coltville".

Ver comentários
Saber mais Ministério Público Monte Branco grupo Lena
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio