Notícia
Ministro do Ambiente volta a discutir privatização da EGF com municípios
O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, vai voltar a reunir-se, na próxima semana, com representantes dos municípios para analisar as obrigações de serviço público na área da gestão de resíduos, no âmbito do processo de privatização da EGF.
"O regulamento tarifário será discutido amanhã [11 de Dezembro] no conselho consultivo da ERSAR [regulador do sector dos resíduos] e na próxima semana terei uma reunião com a associação de municípios para discutir as obrigações de serviço público", afirmou o ministro durante um encontro da Câmara de Comércio e Indústria Luso-espanhola, em Lisboa.
Jorge Moreira da Silva reafirmou que só depois o Governo avançará com o processo de privatização da EGF. Já por várias vezes o Executivo prometeu lançar esta privatização até ao final do ano.
Nas últimas semanas os municípios tornaram público o seu descontentamento com alguns aspectos da reestruturação do sector dos resíduos, entre os quais o regulamento tarifário que irá enquadrar a actividade futura da EGF e outros agentes do sector.
Segundo o "Diário Económico", o modelo da privatização em que o Governo está a trabalhar prevê que o futuro comprador da posição da Águas de Portugal na EGF possa ter de vir a comprar também as participações dos municípios que desejem vender, nas mesmas condições que o Estado venha a conseguir.