Notícia
Ministro da Economia reafirma Junho para concluir pagamentos do QREN
Manuel Caldeira Cabral garantiu esta quarta-feira no Parlamento que o problema com os atrasos dos pagamentos às empresas ficará resolvido no próximo mês.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, reafirmou esta quarta-feira no Parlamento a intenção do Governo de concluir os pagamentos às empresas no âmbito do antigo QREN até ao final do mês de Junho.
O responsável sublinhou que do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) "havia uma série processos por encerrar, de processos por pagar", garantindo que nos últimos meses têm sido pagos dois ou três milhões de euros por dia.
"Estas estruturas dos fundos comunitários estavam numa enorme confusão", frisou Caldeira Cabral, referindo situações de empresas com atrasos nos pagamentos de dois anos.
"Melhoramos face ao que estava", sublinhou o ministro, garantindo que este é "um problema que vamos resolver no próximo mês".
Na semana passada, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, manifestou preocupação com o atraso nos pagamentos do QREN e Portugal 2020, considerando que estão a dificultar a recuperação do investimento.
"Os atrasos que se estão a verificar nos pagamentos de despesas que foram realizadas ainda no âmbito do anterior QREN, quadro financeiro plurianual que terminou em Dezembro do ano passado mas que tem pagamentos previstos até ao final deste ano. Há atrasos que se estão a acumular e que não são muito compreensíveis", afirmou então Pedro Passos Coelho.
No início de Maio, o primeiro-ministro António Costa tinha já apontado para o final de Junho para encerrar o antigo QREN, adiantando que até aí serão pagos 60 milhões.