Notícia
Mercado publicitário cresce 2% em 2008
O mercado publicitário português terá desacelerado no segundo semestre e deverá crescer apenas 2% em 2008, sendo a evolução de 2009 uma incógnita dada a crise económica, disse Susana de Carvalho, presidente da APAP, à Reuters.
16 de Dezembro de 2008 às 14:55
O mercado publicitário português terá desacelerado no segundo semestre e deverá crescer apenas 2% em 2008, sendo a evolução de 2009 uma incógnita dada a
crise económica, disse Susana de Carvalho, presidente da APAP, à Reuters.
Segundo dados da Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação (APAP), no primeiro semestre de 2008, o investimento em publicidade em Portugal cresceu 4,3% para 369,7 milhões de euros, influenciado pela realização do Euro2008.
Em 2007, o crescimento estimado do investimento em
publicidade terá sido de 3,7%.
"Considerando os dados acumulados de facturação em termos reais e apenas de investimentos em media, facultados pela secção das agências de meios da APAP até Setembro, o crescimento previsto é de 2% (para 2008)", disse Susana Carvalho.
"Há que aguardar o desempenho do último trimestre, que é habitual ser muito forte pela sazonalidade do Natal", acrescentou em entrevista escrita à Reuters.
Para 2009, a presidente da APAP, associação que reúne cerca de 60 empresas do sector, afirma que o crescimento do sector dependerá da reacção das empresas à conjuntura
macroeconómica adversa.
"É uma verdadeira incógnita porque vai depender muito da atitude de todos os players. Se a tendência for de falta de confiança e pouca ambição, o mercado crescerá ao ritmo do PIB", referiu Susana Carvalho.
"Se, pelo contrário, houver um espírito de empreendedorismo, agressividade e sobretudo, sentido de oportunidade, o investimento poderá crescer acima do ritmo de 2008", adiantou.
crise económica, disse Susana de Carvalho, presidente da APAP, à Reuters.
Segundo dados da Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação (APAP), no primeiro semestre de 2008, o investimento em publicidade em Portugal cresceu 4,3% para 369,7 milhões de euros, influenciado pela realização do Euro2008.
publicidade terá sido de 3,7%.
"Considerando os dados acumulados de facturação em termos reais e apenas de investimentos em media, facultados pela secção das agências de meios da APAP até Setembro, o crescimento previsto é de 2% (para 2008)", disse Susana Carvalho.
"Há que aguardar o desempenho do último trimestre, que é habitual ser muito forte pela sazonalidade do Natal", acrescentou em entrevista escrita à Reuters.
Para 2009, a presidente da APAP, associação que reúne cerca de 60 empresas do sector, afirma que o crescimento do sector dependerá da reacção das empresas à conjuntura
macroeconómica adversa.
"É uma verdadeira incógnita porque vai depender muito da atitude de todos os players. Se a tendência for de falta de confiança e pouca ambição, o mercado crescerá ao ritmo do PIB", referiu Susana Carvalho.
"Se, pelo contrário, houver um espírito de empreendedorismo, agressividade e sobretudo, sentido de oportunidade, o investimento poderá crescer acima do ritmo de 2008", adiantou.