Notícia
Mediaset paga 276 milhões para controlar Telecinco
A Mediaset, companhia de televisão do primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi, irá pagar 276 milhões de euros para assumir o controlo da espanhola Telecinco.
A operadora italiana irá comprar 12% do canal de televisão espanhol, ao grupo Correo, reforçando a sua posição para 52%. O preço oferecido avalia a Telecinco em 2,3 mil milhões de euros.
A Mediaset tentava, há já um ano, obter o controlo da Telecinco, de forma a equilibrar as quebras de vendas em publicidade, que representa mais de 95% das receitas. A operadora, que detém uma posição dominante em Itália, está inibida pelas leis regulatórias de expandir o negócio no mercado italiano.
As receitas da empresa de Silvio Berlusconi caíram em 2001 e deverão encerrar inalteradas este ano, depois de ter obtido crescimentos anuais desde que entrou em Bolsa em 1996.
A operação para a tomada de controlo da Telecinco está dependente da aprovação do Governo de Espanha, cuja lei estabelece que os operadores estrangeiros só poderão ter até 49% de companhias de televisão espanhola.
O presidente da Telecinco, Alejandro Echevarria, anunciou recentemente que espera que a lei seja alterada durante o próximo mês.
A Mediaset detém três canais de televisão em Itália e concorre com a estação estatal italiana RAI. As duas empresas controlam cerca de 90% do mercado. A Fininvest, «holding» de Sílvio Berlusconi, detém 48% da Mediaset.