Notícia
Martifer investe 15 milhões em fábrica de equipamentos de energia solar
A Martifer vai investir 15 milhões de euros numa unidade fabril para a produção de módulos fotovoltaicos, que “será a primeira linha de produção deste tipo instalada em Portugal e uma das mais avançadas no mundo”.
A Martifer vai investir 15 milhões de euros numa unidade fabril para a produção de módulos fotovoltaicos, que "será a primeira linha de produção deste tipo instalada em Portugal e uma das mais avançadas no mundo".
Para tal a sua participada Martifer Solar formalizou um contrato com a empresa americana Spire Corporation para o fornecimento chave-na-mão de uma linha automatizada de produção de módulos fotovoltaicos com capacidade anual de 50MW.
Esta linha de produção será capaz de produzir 50MW de módulos fotovoltaicos por
ano com vasta utilização de sistemas robotizados para processamento de materiais, estando "desenhada de forma a garantir que o aumento da capacidade anual para 100MW seja facilmente efectuado no futuro", refere um comunicado da empresa liderada por Carlos Martins.
A Martifer prevê que a unidade fabril, que será instalada na Zona Industrial de Oliveira de Frades, esteja terminada no quarto trimestre de 2008, sendo que, em 2009, a produção já deverá atingir os 50MW.
"Esta aquisição marca o primeiro passo na construção da unidade de fabrico de módulos solares fotovoltaicos. A construção desta unidade industrial e os investimentos subsequentes, permitirão à Martifer Solar posicionar-se como fornecedor integrado de soluções de geração eléctrica fotovoltaica", refere a Martifer.
A produção desta unidade fabril será utilizada no fornecimento de soluções chave-na-mão de parques solares na Europa do Sul e nos Estados Unidos, uma área de negócio onde a Martifer quer ser um "player" de referência.