Notícia
Lucros da Semapa ascendem a 29 milhões nos primeiros nove meses
O Grupo Semapa registou lucros de 29 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um valor que ficou abaixo das previsões dos analistas. As vendas superaram os mil milhões de euros, devido ao contributo das aquisições efectuadas.
O Grupo Semapa registou lucros de 29 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um valor que ficou abaixo das previsões dos analistas. As vendas superaram os mil milhões de euros, devido ao contributo das aquisições efectuadas.
A Semapa verificou lucros de 28,99 milhões de euros, um valor que não é comparável com o obtido no período homólogo, para o qual a empresa não forneceu os números com a contabilidade IFRS.
«Num contexto caracterizado por uma conjuntura nacional e internacional adversa, considera-se que o desempenho do Grupo Semapa, até ao final do terceiro trimestre de 2005, evoluiu de forma positivamente favorável», de acordo com o comunicado enviado para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
As vendas do grupo, que agrega a Secil, a Enersis, a Portucel e a Semapa, ascenderam a 1,12 mil milhões de euros. «O Grupo tem vindo a alcançar com sucesso a sua estratégia de crescimento, revelando aumentos muito expressivos das principais rubricas operacionais. Neste período, destaque para a magnitude do volume de negócios de 1.119 milhões de euros, EBITDA de 318 milhões de euros», acrescenta o mesmo comunicado.
Os resultados hoje apresentados pela Semapa não são comparáveis com os do ano passado, uma vez que as normas contabilísticas foram alteradas e a empresa não forneceu base comparável.
Com base na contabilidade POC, os lucros da empresa nos primeiros nove meses de 2004 ascenderam a 162,32 milhões de euros, impulsionados por um ganho extraordinário de 187,73 milhões de euros.
A «empresa optou por não reexpressar as demonstrações financeiras do terceiro trimestre de 2004 em base IFRS (International Financial Reporting Standards) tendo em conta que a comparabilidade da informação encontra-se afectada pela profunda alteração ocorrida no Grupo Semapa no decurso do exercício de 2004», explica a Semapa.
A média das estimativas da Caixa - Banco de Investimento e Millennium Bcp Investimento apontava para um lucro de 32,45 milhões de euros, face a 162 milhões de euros registados no ano passado, de acordo com a Lusa.
As acções da Semapa [sema] subiram 1,33% para os 6,08 euros, o valor de fecho mais elevado de sempre.