Notícia
Lucros da Novabase aumentam 73,5% com impulso da unidade de engenharia (act)
A Novabase anunciou hoje que os resultados líquidos do primeiro trimestre ascenderam a 2,5 milhões de euros, um valor que corresponde uma subida de 73,5% face ao mesmo período do ano passado. A empresa de Rogério Carapuça beneficiou sobretudo com o aument
Contudo, a área de engenharia, a Novabase Engineering Solutions, registou um crescimento maior nas receitas – 61,8% para 32,9 milhões de euros – representando já 68,9% do volume de negócios total da empresa.
Esta divisão, que tem como principal actividade o fabrico de equipamento para televisão e o «ticketing», foi também responsável pelo aumento do peso internacional na Novabase.
Graças sobretudo à Novabase Engineering Solutions, o peso do negócio internacional da Novabase, na sua facturação total, subiu de 2,6% para 14,2%.
«Na divisão Novabase Engineering Solutions, continuamos a assistir a um forte crescimento, com destaque para a integração da participação na TechnoTrend, adquirida
já no segundo trimestre de 2004, e que permite encarar a internacionalização desta área com muito optimismo», refere a empresa, acrescentando que «esta questão é crucial para o desenvolvimento dos negócios desta divisão, pois em Portugal já se conquistou uma quota de mercado muito significativa».
Venda de 80% da Novabase Brasil com impacto positivo
A beneficiar ainda as contas da Novabase esteve a decisão de alienar 80% do capital da Novabase Brasil, que representou nas contas do trimestre um resultado de 0,8 milhões de euros, devido ao «respectivo impacto na recuperação de crédito fiscal,
bem como ao impacto fiscal da descontinuação da operação da Formação».
A nível global, os resultados operacionais aumentaram 22% e atingiram 2,9 milhões.
O «cash flow» operacional (EBITDA) atingiu 4,2 milhões de euros, montante que representa um acréscimo de 18,4% e ficou em linha com as previsões dos analistas. Contudo, a margem EBITDA desceu de 11% para 8,7%.
O número médio de colaboradores da Novabase, que se situava, no fim de Março de 2004, nos 982, cresceu 26,5% para 1.242.
As acções da Novabase fecharam a descer 0,65% para os 6,11 euros.