Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Lafarge crescem 36% com aposta nos mercados emergentes

A Lafarge, empresa líder mundial em produção de cimento e a terceira maior accionista da Cimpor, melhorou os seus resultados líquidos na ordem dos 36% no último trimestre do ano. Na base da expansão esteve o crescimento do sector da construção na China e

14 de Fevereiro de 2008 às 08:32
  • ...

A Lafarge, empresa líder mundial em produção de cimento e a terceira maior accionista da Cimpor, melhorou os seus resultados líquidos na ordem dos 36% no último trimestre do ano. Na base da expansão esteve o crescimento do sector da construção na China e outros mercados emergentes.

Os analistas da Bloomberg tinha estimado que a empresa sedeada em Paris fechasse o quatro trimestre com lucros de 356 milhões de euros, mas esse valor foi superado em cerca de 6% para os 375 milhões de euros – 2,19 euros por acção. Este montante compara com os lucros por acção de 1,58 euros registada no ano de 2006, altura em que os resultados líquidos da Lafarge se fixaram os 276 milhões de euros.

Com estes resultados, a accionista da Cimpor fecha um ano de aposta clara nos mercados asiático e zonas emergentes. Depois do anúncio da compra, em Dezembro, da unidade cimenteira da construtora egípcia Orascom – por 8,8 mil milhões de euros – segue-se um investimento de aproximadamente 600 milhões de euros em inovação e reestruturação das unidades de produção na China.

De acordo com a recomendação dos analistas do banco de investimento Nataxis, esta é uma boa altura para os investidores adquirirem acções da empresa de Paris, uma vez que "as perspectivas para 2008 revelam-se sólidas e a empresa vai continuar com o seu programa de redução de custos".  

Depois da Teixeira Duarte e da Investfino, a Lafarge é a terceira maior accionista da Cimpor, com 17,6% do capital da cimenteira portuguesa.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio