Notícia
Lucros da Energias do Brasil quadruplicam no terceiro trimestre
A Energias do Brasil, subsidiária da EDP para o mercado brasileiro, apresentou lucros de 284,1 milhões de reais (103,7 milhões de euros) nos primeiros nove meses de 2005, o que representa um crescimento superior a quatro vezes face ao registado em igual p
A Energias do Brasil, subsidiária da EDP para o mercado brasileiro, apresentou lucros de 284,1 milhões de reais (103,7 milhões de euros) nos primeiros nove meses de 2005, o que representa um crescimento superior a quatro vezes face ao registado em igual período do ano passado.
Em comunicado enviado hoje à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a empresa anuncia que este crescimento traduz a subida de 22,1% nas receitas líquidas e de uma contenção de custos que levou a que o EBITDA tivesse um crescimento superior à subida das receitas.
O EBITDA da empresa fixou-se nos 717,7 milhões de reais (261 milhões de euros), mais 31,8% do que nos primeiros nove meses de 2004. A área de distribuição contribui com 87,9% para o total do EBITDA.
As receitas líquidas totalizaram os 3,282 mil milhões de reais (1,197 mil milhões de euros) no período em análise. O volume de energia distribuída aumentou 3,1% e a comercialização da energia registou crescimentos de volume na ordem dos 28,9%.
Devido à entrada em Bolsa e à operação de aumento de capital, a dívida da Energias do Brasil caiu para 1,4 mil milhões de reais (511 milhões de euros), contra os anteriores 2,3 mil milhões de reais (840 milhões de euros).
Neste trimestre, a empresa também apresenta total cobertura da dívida que é toda exposta em reais, deixando de ter exposição ao dólar.
*Correspondente em São Paulo