Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Cimpor quase inalterados

A Cimpor anunciou hoje que os lucros líquidos referentes ao primeiro semestre aumentaram 1,5% para os 90,3 milhões de euros, segundo um comunicado da maior cimenteira nacional

22 de Setembro de 2003 às 18:45
  • ...

Este facto, conjuntamente com uma importante anulação de custos relativos a exercícios anteriores, permitiu que o total dos resultados financeiros e extraordinários passasse de um valor negativo de cerca de 16,4 milhões de euros para um valor praticamente nulo.

A queda do volume de negócios no primeiro semestre traduziu algum decréscimo do nível de actividade e originou uma menor diluição dos custos fixos.

Isto conduziu a uma diminuição de cerca de 27 milhões de euros, tanto do «cash flow» operacional (EBITDA), como dos resultados de exploração (EBIT), com as correspondentes margens a baixarem, relativamente aos primeiros seis meses do ano transacto, de 39,8% para 37,8% e de 23,6% para 20,8%, respectivamente.

«A diminuição do ‘cash flow’ operacional foi particularmente significativa em Portugal (menos cerca de 37 milhões de euros), com a respectiva margem a cair quase pontos percentuais, devido não só à forte queda do mercado mas também ao menor valor acrescentado, relativamente ao cimento comercializado no mercado interno, do clínquer vendido às novas unidades adquiridas na região espanhola da Andaluzia», sublinha o referido documento.

À excepção de Portugal e Espanha, todas as áreas de negócio aumentaram as suas margens EBITDA, destacando a administração da Cimpor as melhorias conseguidas na Tunísia e em Moçambique, onde os respectivos valores «estão já muito próximos do da média do grupo».

Quanto à descida observada em Espanha, «é facilmente explicada pelo menor preço de venda do cimento na região da Andaluzia (comparativamente à Galiza) e, sobretudo, pelo facto de as novas unidades daí adquiridas não terem suficiente capacidade de produção de clínquer, necessitando de o adquirir a terceiros ou a outras unidades do grupo».

No primeiro semestre de 2003, as vendas de cimento de clínquer do Grupo Cimpor totalizaram mais de 8,9 milhões de toneladas, registando um aumento de 10,3% em relação ao período homólogo do ano anterior.

As acções da Cimpor fecharam nos 3,50 euros, a subir 0,29%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio