Notícia
Jerónimo Martins diz que retoma negociações com a Ahold (actualização)
A Jerónimo Martins refere em comunicado que, no mês de Setembro retomou as negociações com a Ahold sobre o futuro da parceria, tendo sido equacionadas várias opções para o desenvolvimento da «joint-venture».
A Jerónimo Martins refere em comunicado que, no mês de Setembro retomou as negociações com a Ahold sobre o futuro da parceria, tendo sido equacionadas várias opções para o desenvolvimento da «joint-venture».
Num curto comunicado a empresa liderada por Soares dos Santos refere que «os conselhos de administração da Royal Ahold e da Jerónimo Martins retomaram em Setembro corrente as discussões sobre o futuro da parceria, tendo sido equacionadas várias opções para a continuação e desenvolvimento da “joint venture”».
Na mesma fonte a Jerónimo Martins acrescenta que está «a considerar as várias alternativas propostas no âmbito da definição de posicionamento estratégico que tem em curso».
«Há um empenho maior por parte da Jerónimo Martins em manter a parceria com a Ahold dentro do actual formato ou revendo o tipo de parceria», disse Sérgio Godinho, analista do Banco Finantia, ao Canal de Negócios.
«Um dos motivos para o maior empenho, por parte da Jerónimo Martins, em manter a parceria com a Ahold poderá ser o facto desta ter comprado a espanhola Superdiplo. A Jerónimo Martins sempre mostrou interesse em entrar no mercado espanhol», explicou o mesmo analista ao Canal de Negócios.
No passado dia 7 de Setembro a distribuidora holandesa anunciou ter acordado comprar a sua rival espanhola Superdiplo por 1,4 mil milhões de euros (280 milhões de contos).
A Ahold detém 49% do capital da Jerónimo Martis Retalho (JMR), tendo as empresas iniciado negociações para estender essa parceria para fora de Portugal no inicio do ano. Em Abril a Jerónimo Martins e a Ahold suspenderam negociações, referindo que estas seriam retomadas em Setembro.
A Jerónimo Martins tem uma opção de compra sobre a posição que a Ahold detém na JMR. Aquando da apresentação de resultados da Jerónimo Martins a Ahold afirmou estar satisfeita com a actividade da JMR.
A Jerónimo Martins cotava, às 10h22, nos 12,40 euros (2.486 escudos) a perder 1,12%.