Notícia
Indra Portugal compra 60% da CPCis por 10 milhões
A Indra Portugal, filial da maior empresa espanhola de serviços informáticos, adquiriu 60% da CPCis por 10 milhões de euros, tornando-se um dos maiores fornecedores de tecnologias de informação (TI) em Portugal.
A nova empresa, denominada Indra-CPC, irá situar-se «nos oito primeiros fornecedores de serviços de TI no mercado português», divulgou a Indra em comunicado.
No primeiro ano de actividade, a Indra-CPC estima atingir um valor superior a 30 milhões de euros em facturação no fornecimento de serviços na área de TIs, com uma equipa profissional de mais de 400 colaboradores.
Este acordo prevê que a Indra Portugal reforce o seu capital na nova empresa, podendo inclusive assumir a totalidade da Indra-CPC, dentro dos próximos três anos, ao ter garantido uma opção de compra dos restantes 40%.
Esta «joint-venture» irá focalizar o seu negócio «na implementação de enterprise resource planning (ERP), serviços de «e-business» e noutros serviços na área das TI», segundo revelou a mesma fonte.
A empresa já conta como clientes a Optimus, a TMN, a Portugal Telecom (PT) [PTC], o Instituto Português das Comunicações (ICP) e o Banco Comercial Português (BCP) [BCP], entre outros.
A Indra Portugal irá continuar a actuar no mercado nacional com soluções e serviços nas áreas da saúde, transporte e defesa, entre outras.
Facturação da CPCis atinge os 65 milhões de euros em 2001A facturação total da CPCis atingiu os 65 milhões de euros em 2001, mais 30% do registado no período homólogo.
A empresa opera no mercado nacional desde 1989 no sector dos sistemas de informação e das tecnologias.
Em 2002, a CPCis já incorporada na nova empresa, estima registar um crescimento de cerca de 30% nas vendas de serviços este ano. Em 2001, esta área atingiu os 20 milhões de euros.
Lucros da Indra cresceram 25% em 2001A Indra Sistemas registou um crescimento de 25% nos lucros de 2001, para os 48 milhões de euros. Antes do anúncio da aquisição, a empresa previa um aumento desta rubrica em pelo menos 15% neste ano.
As receitas da empresa espanhola atingiram os 774 milhões de euros, mais 14% que o registado em 2000.
A Indra está presente em 40 países e com esta «joint venture» consolida a sua posição no mercado nacional, estando presente em Portugal desde 1998.
A Indra Portugal tem como clientes o Ministério da Administração Interna, a Força Aérea Portuguesa e o Metro de Lisboa, entre outros.