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Impresa regista lucros de 5,9 milhões no primeiro semestre

Os valores dos primeiros seis meses do ano representam um crescimento homólogo de 83,7% nos lucros. A travar lucros mais acentuados está um aumento dos custos operacionais. A SIC segue a tendência do grupo.

24 de Julho de 2014 às 16:46
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A Impresa registou lucros de 5,9 milhões de euros no primeiro semestre de 2014, o que representa um aumento de 83,7% quando comparado com o mesmo período do ano passado.

 

Já no que diz respeito em exclusivo ao segundo trimestre, a empresa liderada por Pedro Norton (na foto) atingiu um resultado líquido de 4,7 milhões de euros, um aumento de 15,5% em comparação homóloga.

 

Nas contas de Janeiro a Junho deste ano, a Impresa registou um EBITDA (considerando o resultado operacional, amortizações e depreciações) de 16,4 milhões de euros, o que representa um crescimento de 15,2% face aos primeiros seis meses de 2013.

 

As receitas registam uma subida homóloga de 6,2%, fixando-se nos 119,3 milhões de euros. A área da televisão representa o maior contributo a este nível, crescendo 10,9% para os 90,3 milhões de euros. As receitas publicitárias registam um crescimento de 6,3% para os 59,2 milhões de euros. Apenas a Impresa Publishing regista uma tendência negativa neste indicador, com uma queda homóloga de 8,2% para os 28,1 milhões de euros.

 

Os custos operacionais aumentaram 4,9% face a Junho de 2013, para os 103 milhões de euros, "sendo que os custos fixos cresceram 2%, principalmente pelo efeito da reposição de 10% nos vencimentos dos quadros do Grupo", informa a empresa nos resultados entregues à CMVM.

 

A Impresa reduz também a sua dívida líquida em 9,9 milhões de euros em termos homólogos, passando este indicador para os 191,5 milhões de euros. "Gostaria de realçar, desde logo, que a Impresa conseguiu reduzir este semestre a sua dívida para o valor mais baixo da última década", informou Pedro Norton, em comunicado

 

"Apesar destes bons resultados semestrais, continuamos, no entanto, preocupados com uma conjuntura económica instável, que não permite ao mercado publicitário recuperar de forma consistente. Prevemos um segundo semestre difícil para o sector dos media, mas continuamos confiantes na melhoria dos nossos resultados líquidos", concluiu.

 

SIC segue tendência do grupo

 

A cadeia televisiva SIC, detida pelo grupo Impresa, fechou o primeiro semestre com lucros (antes de impostos) de 14,8 milhões de euros, o que representa uma subida homóloga de 34,1%.

 

A SIC termina Junho com receitas de 90,3 milhões de euros, impulsionadas pelo aumento de de 10,1% das receitas de publicidade neste segmento para os 46,3 milhões de euros. Já a subscrição de canais subiu para os 22,5 milhões de euros.

 

Também os custos operacionais da SIC aumentaram 8,7%, para os 73 milhões de euros neste período.

 

(Notícia actualizada às 17:26 com declarações de Pedro Norton, CEO do grupo Impresa)

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