Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Impresa paga 152 milhões para controlar 100% da SIC (act)

A Impresa SGPS vai pagar 152,49 milhões de euros para controlar 100% do capital social e dos direitos de voto da SIC – Sociedade Independente de Comunicação, até agora detida em 51% pelo grupo liderado por Pinto Balsemão, anunciou hoje a empresa.

22 de Dezembro de 2004 às 17:45
  • ...

A Impresa SGPS vai pagar 152,49 milhões de euros para controlar 100% do capital social e dos direitos de voto da SIC – Sociedade Independente de Comunicação, até agora detida em 51% pelo grupo liderado por Pinto Balsemão, anunciou hoje a empresa em dois comunicados distintos.

A empresa de media informou que a sua participada Cinforma acordou na aquisição de uma participação directa e indirecta de 41,366% do capital da SIC. Essa participação envolve a compra da posição do Banco BPI, que tinha comprado a parte do capital que pertencia à rede Globo e da sociedade Solo, que também é do banco português.

Directamente, o banco vende 1.382.108 acções da SIC e indirectamente, através da Solo, aliena os restantes 1.101.922 títulos. O BPI tinha reforçado a sua posição no capital da SIC em Novembro do ano passado, comprando os 15% detidos pelos brasileiros da Globo por um total de 20 milhões de euros.

O montante da operação «é de 128.741.210,56 euros e será totalmente financiado através de um empréstimo bancário de médio/longo prazo», avança o grupo em comunicado. Em Setembro, a dívida da Impresa totalizava cerca de 100 milhões de euros.

O negócio está dependente das autorizações da Autoridade da Concorrência.

Com esta operação, o grupo Impresa passou a deter 92,366% do capital da rede de televisão.

Balsemão deixa capital da SIC

Em simultâneo, a Impresa anuncia também, tal como já estava igualmente previsto, que os accionistas minoritários também venderam as suas participações no capital da SIC.

Desta forma, os outros accionistas fundadores – Mogope, Porto Editora e Francisco Pinto Balsemão – venderam no seu conjunto os restantes 7,634%. Com isto, a Impresa fica a deter a totalidade do capital da SIC.

A nota da empresa revela que o conjunto das posições envolveu um montante de 23.758.789,44 euros.

A Mogope era titular de 5,647%, a Porto Editora de 1%, e o próprio Pinto Balsemão, presidente da Impresa, detinha 0,925% do capital da Impresa.

Esta operação também será financiada através de empréstimo bancário e também está dependente das autorizações da Autoridade da Concorrência.

Compra abaixo da estimativa de analistas

Os analistas do Millennium BCP Investimento esperavam que o grupo Impresa despendesse um total de 205 milhões de euros pela compra dos restantes 49% do capital da SIC que ainda não detinha.

As duas operações implicaram gastos de 152,5 milhões de euros, abaixo do valor esperado por aqueles especialistas.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio