Notícia
Imobiliária Pryconsa inaugura hoje Palácio Sottomayor no centro de Lisboa
A empresa imobiliária espanhola Pryconsa inaugura hoje no centro de Lisboa as galerias comerciais do projecto do Palácio Sottomayor, um investimento que ascendeu a cerca de 70 milhões de euros.
A empresa imobiliária espanhola Pryconsa inaugura hoje no centro de Lisboa as galerias comerciais do projecto do Palácio Sottomayor, um investimento que ascendeu a cerca de 70 milhões de euros.
Este empreendimento, situado na Avenida Fontes Pereira de Melo, disponibilizará um total de 50 mil metros quadrados de construção, dos quais 20 mil metros quadrados abaixo do solo, incluindo uma galeria comercial de cerca de oito mil metros quadrados, cujo acesso é efectuado pelo palácio.
O projecto do Palácio Sotto Mayor terá também um centro empresarial de oito pisos, com 11 mil metros quadrados de espaços para escritórios, um dos maiores «health clubs» da Europa, assim como um hotel de quatro estrelas da cadeia espanhola AC Hoteles, com 84 quartos (que já está em funcionamento desde 2003), e um parque de estacionamento para 700 viaturas (três pisos).
Os especialistas do sector consideram que esta obra de recuperação foi o projecto de engenharia mais complexo concretizado na cidade de Lisboa desde a construção da Ponte Vasco da Gama, concluída em 1998.
A Pryconsa promoveu a reabilitação do palácio construído em 1902 pelo banqueiro português Cândido Sotto Mayor, que estava abandonado, numa avançado estado de degradação. A complexidade técnica da obra, realizada a poucos centímetros de uma linha de metropolitano, já suscitou o interesse de diversas universidades, como a de Birmingham.
A Pryconsa construiu seis andares por debaixo do edifício do palácio, além dos três pisos para o parque de estacionamento. As galerias comerciais do Palácio Sotto Mayor acolherão 76 lojas de luxo, um restaurante de prestígio e a embaixada da Colômbia, no piso superior do edifício.
As galerias comerciais, que a Pryconsa diz já ter comercializado em cerca de 90% da área disponível, têm já confirmadas as presenças das marcas Simorra, Café Cotton, Burberrys, Kenzo, Dolce & Gabbana, entre outras cadeias espanholas, portuguesas e internacionais.
A Pryconsa, promotora do projecto do Palácio Sotto Mayor, sublinha que mais que um projecto imobiliário, este empreendimento «surge como testemunho da vontade do grupo em recuperar um espaço significativo de Lisboa, dando-lhe um novo papel e melhorando a paisagem urbana da cidade».
Este é o primeiro projecto da Pryconsa em Portugal. A empresa em Espanha tem uma experiência de mais de 35 anos, com 40 mil fogos construídos. Entre os seus diversos empreendimentos conta-se o emblemático Isla Canela, com 1.760 hectares, dos quais apenas 60% ocupados com construção, situado na foz do Rio Guadiana, perto de Ayamonte.