Notícia
Horácio Roque faleceu aos 66 anos
Horácio Roque faleceu hoje vítima de doença prolongada, apurou o Negócios. O presidente do Conselho de Administração do Banif tinha 66 anos.
19 de Maio de 2010 às 11:10
Horácio Roque, presidente do Conselho de Administração do Banif, faleceu hoje depois de ter estado internado mais de dois meses na sequência de um AVC que sofreu há mais de dois meses.
O banqueiro, de 66 anos, sofria de problemas cardíacos e foi, há cerca de dois anos, operado ao coração. A 4 de Março foi internado no Hospital de Cascais e foi transferido para São José, depois de ter sofrido um AVC.
"Neste momento de profunda consternação e pesar, o Conselho de Administração da Banif –
SGPS, S.A. manifesta a sua solidariedade para com a família e amigos do Senhor Comendador
Horácio da Silva Roque", refere um comunicado do banco emitido esta manhã, reiterando que "estão tomadas todas as medidas, de modo a assegurar o normal desenvolvimento da actividade do Banif – Grupo Financeiro e de todas as suas empresas".
Na passada sexta-feira o banco emitiu uma actualização do estado de saúde do Comendador, informando que Horário Roque tinha sofrido “recentemente um agravamento, cuja evolução, em termos clínicos, continua com prognóstico reservado e incerto”.
No mesmo comunicado, assegurava que o banco, “dispõe de uma estrutura organizacional sólida, preparada para fazer face a contingências desta e de qualquer outra natureza, ao nível de todas as empresas que constituem actualmente o Grupo, bem como todos os negócios por elas desenvolvidos”.
Desde 4 de Março, quando Horácio Roque sofreu o AVC, que as funções de Presidente do Conselho de Administração, passaram ser assumidas interinamente por Joaquim Filipe Marques dos Santos, Vice-Presidente do Conselho de Administração.
Veja aqui um trabalho publicado pelo Negócios em 2004, onde Horácio Roque fala de um percurso iniciado num barco para Angola aos 14 anos, sozinho, e de como chegou ao topo do mundo aos 24 anos. (Primeira parte, segunda parte).