Notícia
Há 25 milhões para apoiar empresas afectadas pelos incêndios
Os fundos europeus, ao abrigo do programa Centro 2020, estão disponíveis a partir desta sexta-feira, 21 de Julho. O Governo vai reservar outros 20 milhões para apoios às estruturas municipais afectadas pelos incêndios de Junho.
Há 25 milhões de euros em fundos europeus para apoiar as pequenas e médias empresas (PME) afectadas pelos incêndios do passado mês de Junho.
O anúncio foi feito esta sexta-feira, 21 de Julho, pelo Ministério do Planeamento e das Infra-estruturas, liderado por Pedro Marques.
Os 25 milhões de euros, ao abrigo do programa Centro 2020, financiarão a fundo perdido 85% dos investimentos a realizar. Está também prevista a possibilidade de realizar adiantamentos de 25%, até 500 mil euros.
Nestes apoios estão abrangidas as empresas dos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Sertã e Penela que "comprovem ter sofrido prejuízos decorrentes dos incêndios".
"O objectivo é recuperar a estrutura produtiva pré-existente e contribuir para a manutenção dos postos de trabalho e o relançamento da actividade económica", informou a tutela.
Entre os projectos que podem ser apoiados estão a compra de máquinas ou equipamentos informáticos, obras de construção ou remodelação de instalações bem como os serviços de apoio como estudos ou planos de marketing.
O Governo irá ainda lançar, na próxima semana, um concurso destinado ao restabelecimento de "infra-estruturas básicas municipais", como redes de água, com uma verba de 20 milhões de euros.
Também esta semana, o Turismo de Portugal anunciou ter linhas de apoio para as empresas do sector do turismo afectadas por estes incêndios, num total de 8,5 milhões de euros.