Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grupo SAG vende Sixt à Sonae e Salvador Caetano

A Globalrent, do Grupo Soluções Automóvel Globais (SAG), alienou a actividade de «rent-a-car» à Guérin Rent-a-Car, revelou hoje a empresa liderada por Esmeralda Dourado em comunicado.

10 de Agosto de 2005 às 17:59
  • ...

A Globalrent, do Grupo Soluções Automóvel Globais (SAG), alienou a actividade de «rent-a-car» à Guérin Rent-a-Car, revelou hoje a empresa liderada por Esmeralda Dourado em comunicado.

Desde Junho de 1999, a Guérin é detida, em partes iguais, pelos Grupo Salvador Caetano e Grupo Sonae e usa a imagem de National Car Rental Portugal. Com este negócio, a Guérin passa a ser o terceiro maior operador de «rent-a-car» a operar em Portugal com uma quota de mercado de 15,4%.

O acordo entre as empresas, que contempla a alienação de activos corpóreos e a cessão de algumas posições contratuais da Globalrent, nomeadamente a Sixt, acaba de ser assinado, segundo um comunicado enviado esta tarde pela Globalrent à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

No âmbito deste negócio está prevista a integração de colaboradores nos quadros da Guérin, que possui actualmente 190 colaboradores.

«A Globalrent vai reorientar a sua actividade, concentrando-se na prestação de serviços de aluguer de viaturas às sociedades do Grupo SAG. Com esta reorientação de actividade, a Globalrent sai de um negócio que já não é estratégico para o Grupo SAG, por estar mais inserido na cadeia de valor da actividade de turismo do que na cadeia de valor do sector automóvel, que constitui o ‘core business’ do grupo», justifica a empresa no comunicado.

Mas a alienação do negócio de «rent-a-car» em Portugal não vai afectar o mercado brasileiro, em que o Grupo SAG [sag] desenvolve esta actividade através da Unidas, a segunda maior empresa de gestão de frotas e aluguer de viaturas naquele país.

Isto porque, no Brasil este negócio é dirigido, sobretudo, para o segmento empresas e não tanto ao turismo, permitindo «à Unidas obter sinergias significativas com a actividade de gestão de frotas», salienta a Globalrent.

Esta venda não deverá ter grande impacto nas contas da SAG, devido ao peso diminuto que a Sixt tinha no universo SAG. O Jornal de Negócios Online já questionou a empresa sobre os montantes envolvidos no negócio, assim como outros detalhes sobre a operação, mas até agora ainda não obteve resposta.

A National Car Rental Portugal, Guérin, está presente em 20 estações de aluguer no Continente e na Região Autónoma da Madeira, sendo destas, três estações de aluguer nos terminais dos aeroportos internacionais de Lisboa, Porto e Faro.

O plano de expansão da National Car Rental Portugal prevê a abertura de outras 10 novas estações no Continente e nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores durante o ano de 2001.

A frota da National Car Rental Portugal é superior a 6.500 veículos, incluindo ligeiros de passageiros, executivos, luxo, todo o terreno, familiares, monovolumes e desportivos, uma ampla gama de veículos comerciais

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio