Notícia
Governo japonês prepara IPO da empresa de correios para 2015
O Goldman Sachs e o JP Morgan estão entre os principais coordenadores do processo de dispersão de capital. A oferta pública inicial dos correios japoneses poderá ser uma das maiores de sempre na bolsa de Tóquio.
Está marcada para 2015 aquela que poderá ser uma das maiores ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla anglo-saxónica) de sempre na bolsa de Tóquio. O Goldman Sachs e o JPMorgan estão entre os principais bancos de investimento escolhidos pelo Ministério das Finanças nipónico para coordenar a dispersão do capital da empresa pública de correios, de acordo o anúncio desta quarta-feira, 1 de Outubro, citado pela Bloomberg.
Deste modo, o governo japonês dá mais um passo no processo de privatização da empresa postal. Para já, o Ministério das Finanças adianta que o momento da operação será baseado nas condições de mercado, de acordo com o comunicado, citado pela mesma fonte.
O Governo pretende angariar 4 biliões de ienes, cerca de 29 mil milhões de euros, através de três fases de privatização até 2023, de acordo com os números publicados em Abril deste ano. O financiamento do fundo de reconstrução dos estragos do "tsunami" em Março de 2011, é o principal objectivo desta privatização, de acordo com o Governo.
A Japan Post, liderada por Taizo Nishimuro (na foto), estava avaliada em 12,4 biliões de ienes, 89,5 mil milhões de euros, segundo os números do Ministério das Finanças relativos a Março de 2013.
Reestruturação da empresa
O Governo nipónico tem feito várias operações para aumentar o interesse dos investidores no IPO da empresa. A Japan Post vendeu esta semana por 1,3 biliões de ienes a participação que detinha na subsidiária Japan Post Bank para a unidade financeira. Além do aumento de liquidez, esta medida serviu para reduzir as despesas com o fundo de pensões na balança de pagamentos.
A recente injecção de 600 mil milhões de ienes na unidade postal também foi outra das medidas tomadas para atrair mais investidores para a privatização da empresa.
"A Japan Post tem espaço para crescer durante o processo de privatização", refere Kazumi Tanaka. "Isto deverá aumentar também o interesse dos investidores particulares", antecipa o analista da DZH Financial Research, citado pela Bloomberg.
Os últimos resultados da Japan Post apontam para lucros de 479 mil milhões de ienes no ano fiscal de 2013, que terminou a 31 de Março de 2014.