Notícia
Governo escocês contra a entrada da EDF na Iberdrola
O primeiro ministro escocês, Alex Salmond, manifestou ontem a sua preocupação face a uma possível entrada da Electricite de France (EDF) no capital da Iberdrola. O partido nacionalista escocês, presidido por Salmond, já apresentou uma moção, onde pede ao
O primeiro ministro escocês, Alex Salmond, manifestou ontem a sua preocupação face a uma possível entrada da Electricite de France (EDF) no capital da Iberdrola. O partido nacionalista escocês, presidido por Salmond, já apresentou uma moção, onde pede ao Parlamento britânico que se manifeste contra as ambições da EDF na Iberdrola.
De acordo com o jornal espanhol "Expansion", a hostilidade política no Reino Unido dificulta os planos da EDF. A eléctrica francesa afirmou que só comprará a Iberdrola, se esta aquisição for bem-vinda em todos os países afectados. Desde Abril de 2007, a Iberdrola é dona da Scottish Power, quinto grupo eléctrico do mercado britânico e a EDF é a terceira operadora do país, onde controla a distribuidora de Londres.
A EDF e a Iberdrola totalizam 25% do negócio de comercialização de electricidade e 12% de produção no Reino Unido.
Alex Salmond defende que a compra da Iberdrola por parte da EDF é prejudicial à concorrência do sector.